No último dia 31, o diretor-pesquisador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Arqueológicas (IBPA), Juber de Decco, se reuniu com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Silva Jardim (Semtic), Ronalt Aguiar Santiago para propor que o Município transforme um sítio arqueológico/histórico localizado no Distrito de Gaviões, numa área de visitação turístico/cultural. Segundo ele, o Município poderia estabelecer uma parceria com o proprietário da fazenda onde o sítio se encontra. Ronalt Aguiar disse que levará a proposta ao prefeito Anderson Alexandre a fim de ver o que pode ser feito.

O sítio arqueológico, de onde já foram retiradas centenas de peças pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), através do IBPA, foi descoberto por ocasião das escavações para a construção do túnel por onde passa o Gasoduto "Gasduc III", da Petrobras. Ele fica numa fazenda que pertenceu à família imperial, no Século XIX (por volta da década de 1890). O ponto de escavação e visitação proposto está num trecho conhecido como “sítio Grupo Velho”. Lá foram descobertas peças de pedras, vidros, cerâmicas e louças (fotos), entre outras.

Juber esclareceu que já foram feitas melhorias no local na época em que a Petrobras descobriu as antiguidades. Ele também propôs que a Municipalidade crie um local que possa abrigar uma “reserva” das peças que foram recolhidas ao IBPA, a fim de que a cidade disponha do material visando promover exposições e fornecê-lo para estudos especializados.

O representante do IBPA também deixou um material expositivo em power-point das relíquias encontradas no local, mostrando o trabalho que já foi desenvolvido na área e as suas respectivas localizações. O documento faz parte do projeto denominado de “Como Era Verde o meu Vale”, desenvolvido em parceria entre o IBPA e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), através do Departamento de Arqueologia. A iniciativa se destina ao "Salvamento, Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial na Faixa do Gasoduto Gasduc III".