Ordenamento de logradouros, realização de eventos públicos e privados, regulamentação de atividades de vendedores ambulantes, estética e limpeza da cidade. Esses são alguns dos assuntos discutidos na reunião de secretários promovida na última terça-feira (10/01/17) na Secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic) com o objetivo de buscar soluções a fim de tornar a cidade mais atraente não só para os munícipes como também para as pessoas que a visitam.

Os participantes discutiram ações a serem adotadas para a liberação de festas e eventos comunitários no Município, como a criação de um protocolo único com o início da tramitação a partir do Gabinete do Prefeito, por exemplo. Também identificou e distribuiu as ações que devem ser executadas por cada Secretaria, a exemplo da limpeza e manutenção do banheiro da Praça Amaral Peixoto, que é da responsabilidade da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Segundo o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Ronalt Santiago, que solicitou a reunião, a adoção de um protocolo único de comunicação e solicitação de realização de eventos comunitários promoverá o ordenamento dos mesmos. Pois a Administração Municipal passará a ter um conhecimento prévio dessas festas podendo inclusive organizar uma agenda para o eventual apoio. Neste caso, as respectivas secretarias a prestarem os apoios serão acionadas pelo Poder Municipal central.

-- Assim, a nossa secretaria de Turismo poderá inclusive se preparar para auxiliar até mesmo na melhor divulgação desses eventos, pois alguns deles podem ser feitos em parceria com a Administração Municipal -- pontuou o Secretário Ronalt Santiago.

Os secretários levantaram soluções, ainda, para questões como a necessidade de criação de um depósito público para recolher veículos abandonados nas ruas, sinalização de trânsito, sinalização turística, segurança, comércio irregular praticado por vendedores ambulantes em domicílios e venda de alimentos por ambulantes em portas de escolas.

Analisaram, além disso, o atendimento prestado ao público pelo serviço de táxis, o funcionamento do banheiro público da nova rodoviária municipal e a instalação de ambulantes em pontos estratégicos da cidade. Falou-se, também, sobre a necessidade de reativação da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Silva Jardim (Aciasj). Avaliaram, ademais, o acesso de visitantes aos principais pontos turísticos do Município, como Aldeia Velha, Bananeiras, Pirineus e Lagoa de Juturnaíba. E discutiram formas de melhorar a arrecadação tributária do Município através do Turismo nos vários atrativos naturais de Silva Jardim.

Participaram: os secretários Orlando Correa Xavier (Fazenda), Ronilson Santos Silva (Defesa Civil), Dênis Marcelo David Pessanha (Ordem Pública), Alex Sanders Ferreira da Silva (Transportes), e Ariane Brum (representando o Secretário de Obras, Vivaldo Magalhães de Oliveira) e Roberta Fernandes (representando a Secretária de Educação e Cultura, Kátia Passos).

Por: Evaldo Peclat Nascimento