O secretário de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic) de Silva Jardim, Ronalt Aguiar Santiago, participou na manhã do dia (23/11) da caminhada para a observação do mico-leão-dourado no circuito-corredor da localidade de Imbaú. Participaram visitantes alemães e franceses, assim como de outros estados do País que fazem diferentes circuitos no Rio de Janeiro desde o último dia 20/11 o qual termina no dia 27/11, na Praia de Copacabana.

O evento foi promovido em parceria pela Fazenda dos Cordeiros, a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), a RPPN Afetiva, a universidade Unigranrio e a Prefeitura Municipal em comemoração ao Congresso do IVV (Internacionaler Volksporter Verbunder) no Brasil. O IVV é a Federação Internacional dos Esportes Populares, sediada na França.

-- Esta é a primeira vez que realizamos um evento junto à AMLD e podemos promover a observação dos micos-leões aqui no seu habitat natural onde se faz o seu monitoramento, em Imbaú – comemorou a representante da Fazenda dos Cordeiros, Ana Beatriz Cordeiro, uma das organizadoras do evento. O secretário Ronalt Santiago também achou o encontro muito importante para promover o ecoturismo no Município. "A iniciativa atrai a atenção de outros povos para a nossa cidade e as nossas belezas naturais", disse ele.

Os visitantes tiveram a oportunidade de visualizar algumas famílias do primata sob a coordenação de funcionários e do secretário-executivo da AMLD, Luiz Paulo. Os participantes ficaram encantados com a beleza dos animais e a proximidade da observação, aproveitando para registrá-los em fotografias e saberem mais sobre os seus hábitos e convivência com os orientadores. As informações foram traduzidas por uma intérprete.

Além da visitação, também foram plantadas várias mudas de árvores nativas ao longo de um extenso trecho da estrada que dá acesso ao bairro de Imbaú. As mudas foram cedidas pela empresa de paisagismo Biovert, cujo administrador, Miel da Biovert, também esteve presente. A infraestrutura para a recepção e concentração do evento foi cedida pela Unigranrio, que disponibilizou o seu amplo auditório e foi representada pelo coordenador do campus Silva Jardim, Cristiano Menezes.

A AMLD também colocou produtos promocionais como camisetas, bonés, broches e chaveiros em exposição no local, assim como outros participantes ofereceram peças artesanais e doces produzidos no Município. O encontro foi encerrado com um almoço na Fazenda dos Cordeiros, na mesma localidade.

Por: Evaldo Peclat Nascimento