Uma exposição em Silva Jardim celebra o centenário de nascimento da atriz Zezé Macedo, natural da cidade e que morreu em 1999, aos 83 anos. Se estivesse viva, a atriz, que atuou na "Escolinha do Professor Raimundo" na década de 1970, teria completado 100 anos na última sexta-feira (6).

Trechos de filmes que ela teve participação e um documentário que conta a sua história também estão em exibição no centro cultural. Além disso, a mostra também conta com recortes de jornais com reportagens publicadas sobre a atriz. A exposição foi aberta no último domingo (1º) e vai receber o público até o dia 6 de outubro.

Parte dos acervos cedidos para a exposição pertence a uma Loja Maçônica do município, dentre eles, duas malas com objetos que eram utilizados pela artista. Um dos troféus que o visitante pode observar é o prêmio “Kikito de Ouro”, que Zezé recebeu no Festival do Cinema de Gramado (RS) em 1986, pela sua atuação no longa-metragem “As Sete Vampiras”, dirigido por Ivan Cardoso.

O troféu “Velho Guerreiro”, que ela recebeu em 1969, em homenagem a sua participação em 50 filmes nacionais, também fazem parte da mostra, que já recebeu cerca de 300 visitantes, de acordo com a direção do CCC.

Em 1965, a atriz foi contratada pela Rede Globo, onde atuou até o fim de sua carreira. Ao lado do comediante Chico Anysio na série “Escolinha do Professor Raimundo”, Zezé interpretou Dona Bela, um de seus personagens de maiores sucessos na televisão.

Fui uma das primeiras funcionárias da Globo. Temos uma história juntas”, disse ela, certa vez a uma reportagem do jornal O Dia, publicada três anos antes de seu falecimento. Maria José "Zezé" de Macedo morreu depois de sofrer um derrame cerebral. Seu corpo foi cremado no Cemitério do Caju, no Rio.

(Fotos e reportagem: Lucas Madureira)