Dois dos mais conhecidos destinos turísticos de Silva Jardim: a Represa de Juturnaíba e a localidade de Aldeia Velha, podem ser inclusos em pacotes oferecidos por agências de viagens da capital fluminense. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), a iniciativa faz parte de uma parceria entre a prefeitura da cidade e a Convention Visitors Bureau (CVB), empresa de desenvolvimento turístico.

No início do mês de setembro/15, a equipe da Semtic e da Polícia Militar participaram de uma reunião com representantes da Associação de Moradores de Aldeia Velha, proprietários de restaurantes e pousadas da localidade, além de moradores da região, para discutir estratégias de aprimoramento da segurança pública e fortalecimento do turismo na região, junto à iniciativa privada.

Durante o encontro, que foi realizado na Escola Municipalizada Aldeia Velha, o presidente do CVB, Juliano Garcia, apresentou uma palestra explicando à população o objetivo da iniciativa, que possui foco voltado para promoção do turismo.

O comandante da Polícia Militar em Silva Jardim, tenente Douglas Coutinho, revelou que está avaliando a possibilidade de instalar um Destacamento de Policiamente Ostensivo (DPO) em Aldeia Velha para fortalecer a segurança no distrito, que segundo os moradores locais, está enfrentando problemas com carros de som durante a madrugada, nos fins de semanas.

O secretário da Semtic, Tiago Gomes, acredita que com o reforço da segurança pública em Aldeia Velha a procura turística da localidade aumente. “Quando o turista chega em um lugar e encontra boa segurança pública, enxerga com outros olhos e tende a voltar”, finalizou Tiago Gomes.