O projeto de sinalização turística de Silva Jardim, que está sendo elaborado pelo Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA) em convênio com a Administração Municipal, será todo adaptado à sinalização de trânsito da duplicação da rodovia BR-101, a qual é executada pela concessionária Autopista Fluminense. A adequação é resultado de entendimento mantido pelo secretário de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic) de Silva Jardim, Tiago Gomes; e o engenheiro do IEAA, Antônio Kropf, em reunião com o engenheiro Giovane Zito Gomes e Débora Lourençon Santana, respectivamente, gerente de engenharia e coordenadora de projetos da Autopista Fluminense, no último dia 01/09, no escritório da empresa, em São Gonçalo. A execução do projeto facilitará e orientará o fluxo de visitantes na cidade, alavancando o Turismo no Município, que aposta no seu potencial turístico como fonte de renda para a sua economia.

Segundo Tiago Gomes, os representantes da Autopista Fluminense disponibilizaram para a Administração Municipal e o IEEA os arquivos digitais da sinalização das obras previstas para os acessos existentes ao longo dos 37 quilômetros de rodovia que cruzam o Município (Silva Jardim detém a maior extensão da rodovia na Região). Com base nesses dados, o IEEA e a Prefeitura vão definir em que pontos deverão ficar as placas e outros itens de sinalização turística, sendo que os mesmos devem ser colocados a cerca de um quilômetro de distância dos referidos acessos em ambos os sentidos da rodovia (Norte e Sul).

A sinalização turística constará de placas indicando os principais pontos turísticos e de visitação do Município, a exemplo das localidades de Aldeia Velha, Bananeiras, Lagoa de Juturnaíba, Imbaú, Pirineus e Gaviões, entre outras. Assim como os seus atrativos naturais/culturais/históricos e as vocações econômicas da cidade. Tiago Gomes e o engenheiro do IEEA também conversaram com os representantes da Autopista sobre a possibilidade de serem instalados dois grandes portais ou pórticos indicando os limites do Município na BR, sendo um na divisa com Rio Bonito e outro com a de Casimiro de Abreu. Depois de devidamente adequado e adaptado às especificações dos acessos previstos pela Autopista Fluminense, o projeto de sinalização turística de Silva Jardim será apresentado àquela concessionária para avaliação e aprovação e/ou readaptação, se for o caso.

Tiago Gomes levanta, ainda, a possibilidade de um entendimento com a Autopista no sentido de o Município fazer divulgação turística através de colocação de banners e placas, bem como de distribuição de panfletos turísticos da cidade em postos de pedágio da concessionária situados na Região. O projeto de sinalização de Silva Jardim deverá ficar pronto em dois meses. Após a conclusão do mesmo, a Prefeitura captará recursos para a sua execução, inclusive junto ao Governo Federal. A elaboração do projeto é fruto de um convênio firmado no último dia dois de junho entre a Prefeitura e o IEEA, sem ônus para o Município. Técnicos do IEEA já estiveram em Silva Jardim por duas vezes a fim de colherem dados necessários à elaboração do projeto.

(Reportagem: Evaldo Peclat Nascimento)