A participação no próximo dia 11/04 de uma visita ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, será uma das primeiras ações da parceria que está sendo feita pela Secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic) com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), comandada por Nilo Sérgio Félix. Segundo o secretário de Silva Jardim, Felipe Rocha, o evento no Pão de Açúcar faz parte do Projeto “Cidade Maravilhosa”, desenvolvido pela Secretaria Estadual para a divulgação dos pontos turísticos do Rio de Janeiro. Felipe e o seu subsecretário, Tiago Gomes, se reuniram com o secretário estadual no último dia 26/02, no Rio, a fim de acertarem ações que beneficiem o Turismo em Silva Jardim.

-- Viemos ver o que o secretário já teria planejado para o nosso Município, tendo em vista inclusive o bom relacionamento que temos com ele, já que trabalhamos com ele em outras gestões e mantemos um bom relacionamento – explicou Felipe.

Na visita ao Pão de Açúcar no dia 11/04, a Semtic levará material promocional de Silva Jardim a exemplo de DVDs e folders, assim como os integrantes do Município irão uniformizados de camisetas a fim de mostrarem a cidade para turistas nacionais e estrangeiros. Nilo Félix explicou que também vai realizar seminários nas regiões turísticas, segundo as quais o Estado do Rio está dividido.

Em encontro mantido na mesma ocasião com o Diretor de Turismo, César Werneck, e o assessor Sérgio Mello ficou acertado que o seminário da região “Caminhos da Mata”, da qual Silva Jardim faz parte, será realizado no Município. Nilo Félix também convidou Felipe Rocha e Tiago Gomes a participarem do primeiro dos seminários das cinco regiões turísticas consideradas prioritárias no Estado. O qual enfocará a Região de “Costa Verde”, e acontecerá na segunda semana deste mês (março), em Angra dos Reis. “O secretário quer que a gente já participe deste primeiro seminário de uma região diferente da nossa para sabermos qual é a dinâmica do encontro, a fim de começarmos a nos preparar para o nosso”, pontuou Felipe Rocha.

Nos seminários os respectivos secretários municipais de Turismo, assim como membros da sociedade civil organizada, vão dizer quais as prioridades que eles elencam para os municípios e apresentar projetos criativos de seus interesses. A Setur também aproveitará para ver o que os respectivos municípios estão desenvolvendo em termos turísticos. Nilo Félix falou ainda em reativar os eventos já conhecidos como “Salões Estaduais de Turismo” e investir no Turismo Rural, assim como analisar a demanda de “Turismo Ecológico” e o “Ecoturismo” no Estado.

Ficou acertado que o seminário em Silva Jardim será o primeiro após a realização nas outras cinco regiões (Serra Verde Imperial, Agulhas Negras, Costa do Sol e Metropolitana, além de Costa Verde). Felipe também solicitou ao secretário Nilo Félix a realização de palestras sobre assuntos em geral (Prodetur, Cade, projetos, etc.), bem como cursos do Pronatec voltados para o Turismo em Silva Jardim.

Felipe e Tiago solicitaram ainda apoio para a sinalização turística de Silva Jardim. O assessor da Setur Sérgio Mello orientou-os sobre a possibilidade de compra de placas através de convênios e de obterem projetos para a sua confecção, implantação e instalação junto ao Instituto de Engenharia e Arquitetura do Estado do Rio de Janeiro. Informou inclusive sobre a existência de uma fábrica de placas no município de São Gonçalo, onde as mesmas podem ser confeccionadas. Também os orientou no sentido de desenvolverem projetos visando captar recursos junto a órgãos como o “Prodetur”, o que pode ser feito por meio de emendas parlamentares.