Uma missa celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e o show do grupo Frutos de Medjugorje encerraram a festa da padroeira de Silva Jardim, Nossa Senhora da Lapa, no último dia 08/09, que teve como um dos seus pontos altos a apresentação da Cantora Elba Ramalho (05/09). Iniciada no dia 30/08, a comemoração, com o apoio da Administração Municipal, contou com uma série de atividades religiosas e atrações nas tendas montadas no pátio da igreja e no palco na arena de eventos ao lado da sede da Prefeitura.
Na missa final, com a presença do Prefeito Anderson Alexandre e a primeira-dama, Viviany, uma comissão da igreja agradeceu ao arcebispo pela disponibilização de mais um padre (Magnon Cavalcante da Silva) para a paróquia. Em 07/09 a animação ficou por conta do padre Omar Raposo com louvores em ritmo de samba, entre outros; e o grupo de pagode local Bonanza. Domingo (07/09), houve ainda o tradicional Show de Prêmios e Almoço da Família Paroquial e Convidados, com a banda Sempre na Estrada (MPB).
No dia 06/09, foi a vez do grupo Comunidade Divina Luz, a companhia de Dança de Rua ComRua (Espetáculo Motirõ), de Niterói, e a dupla sertaneja David & Deyr, que cantou vários sucessos, animarem a festa no seu modo popular. A principal ação religiosa deste dia foi a missa celebrada pelo Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena, com o tema “Vocação de Maria”. Todos os participantes agradeceram e elogiaram o apoio da Prefeitura de Silva Jardim, na pessoa do Prefeito Anderson Alexandre, através da Secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic). E a realização pela Paróquia Nossa Senhora da Lapa, nas pessoas dos padres Simplício e Magno.
Já a apresentação de Elba Ramalho no dia 05/09, abrindo a programação popular, levou antigas e novas gerações a relembrarem e curtirem sucessos como “Bate Coração”, “Saudades de Tu”, “Sala de Reboco”, “Sabiá” e “Virgem Santa”, entre muitos outros. Ela também contou passagens da sua vida, devoção e acompanhamento das aparições de Nossa Senhora, assim como a sua consagração à mesma, ressaltando uma experiência que teve em Aparecida do Norte, quando uma senhora humilde lhe deu um buquê de lírios para que ela o ofertasse à Santa. Ainda no dia 05 ocorreu a apresentação de balé pela Companhia de Balé Andremylla Machado, no barracão armado no pátio da igreja.
Um dos destaques da novena, iniciada no dia 30/08 e encerrada em 07/09, foi a missa da “Vocação dos Leigos” celebrada pelo padre Eduardo Braga da Silva, vigário episcopal do Vicariato Rural, paróquia de Rio Bonito, no dia 05/09, co-celebrada pelo padre da paróquia de Silva Jardim, Rogério Simplício. No seu sermão, padre Eduardo explicou que a primeira vez que a palavra “leigo” apareceu na história foi para distinguir quem não era sacerdote, mas seguia a palavra de Deus e que, independentemente disto, “todos somos iguais”.
Outras atividades
Além dos shows musicais ocorreram outras atividades que também chamaram a atenção de toda a comunidade, além dos fieis. A exemplo da carreata com Nossa Senhora da Lapa e São José (06/09), onde os padres benzeram os veículos em frente à igreja; procissão e passeio ciclístico (08); e o Auto de Nossa Senhora da Lapa – Nossa História Contada (07/09).