A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio esteve representando a cidade de Silva Jardim no Salão Estadual de Turismo 2013. O evento aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de novembro num dos cartões postais mais famosos do mundo: o Caminho Niemeyer, em Niterói.

O Salão foi aberto ao público e totalmente gratuito, e os visitantes encontraram exposição de carros antigos, estande de aventura com escaladas, passeios de saveiro pela Baia de Guanabara e visitas guiadas por todo o Caminho Niemeyer e outros roteiros locais, além de shows e muitas atrações musicais e artísticas.

De grande importância para a consolidação do turismo fluminense, o evento teve como objetivo divulgar as maravilhas do Estado do Rio de Janeiro como destino turístico, reunindo o que há de melhor do turismo fluminense e de outros estados brasileiros.Além de possibilitar que milhares de pessoas conhecessem os atrativos e produtos turísticos do estado - que incluíam desde os destinos mais badalados aos mais novos roteiros do turismo cultural, ecológico, religioso, de aventura, náutico, esportivo e rural - o Salão Estadual de Turismo proporcionou ao público a experiência de conhecer os requintes do artesanato, a tradição folclórica e contemporânea das produções culturais e a gastronomia típica dos 92 municípios do estado.

A participação da Secretaria Municipal de Turismo de Silva Jardim foi de fundamental importância para divulgação, através de um vídeo turístico elaborado pela Secretaria, dos atrativos turísticos da cidade para o resto do estado, país e mundo, já que vários representantes de agências de turismos e profissionais do meio estiveram presentes no evento. Representaram o município de Silva Jardim no evento o Secretário de Turismo Marcos Antônio (Marquinho Caranga), Tiago Gomes (Diretor de Turismo) e Nandia Menezes (Assessora da Secretaria).