Indo na contramão de alguns municípios fluminenses que aumentaram a tarifa dos ônibus, Silva Jardim continuará com o transporte público de tarifa zero. A gratuidade foi prorrogada até 31 de dezembro de 2017 pelo prefeito Anderson Alexandre, através do decreto municipal nº 1873/2017 de 02 de janeiro.
O transporte de tarifa zero no município foi criado por Anderson Alexandre em fevereiro de 2014 para atender as necessidades de transporte público em Silva Jardim. O município é o 6º em todo o Brasil a possuir tarifa zero e o 2º no Estado do Rio de Janeiro a ter o benefício.
De acordo com o prefeito o transporte público em Silva Jardim contribui com a economia municipal. “Quando implantamos o transporte gratuito levamos em consideração os benefícios que ele poderia trazer para a economia do município e o resultado foi positivo. Atualmente uma família que antes se deslocava para municípios vizinhos fazer compras, economiza esse dinheiro e gasta no comércio local fortalecendo os estabelecimentos daqui, desta forma gerando renda e empregos na cidade. Por isso continuaremos mantendo o transporte de tarifa zero.” disse Anderson Alexandre.