Membros do Conselho Comunitário de Segurança de Silva Jardim (CCS/SJ) receberam o diploma de posse da diretoria para o exercício 2012/2014, no último dia 27/08, em solenidade presidida pelo secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, no quartel-general da Polícia Militar, no Rio de Janeiro. O CCS/SJ foi representado pela advogada Cláudia Marcia Faria de Macedo (1ª Secretária), o delegado titular da 120ª DP, Juaracy Rodrigues (membro nato), e o comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar (Itaboraí), coronel Falema (também membro nato). Participaram ainda da solenidade o comandante-geral da PM, José Luiz Castro Menezes, a chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, o Presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP), Paulo Roberto Augusto Souza Teixeira, e a coordenadora-geral dos CCSs, major PM Cláudia Moraes. O CCS/SJ faz parte da Aisp nº 35, que reúne ainda as cidades de Rio Bonito e Tanguá.

-- A angústia dos senhores com a segurança pública provavelmente é a mesma que chega aos comandantes de quarteis e chefes de polícia, mas as comunidades representadas pelos CCSs também têm vez e visibilidade diante de nós, sendo que o trabalho destes é importantíssimo para fazer um link entre as pessoas e as autoridades – disse o secretário Beltrame, sugerindo ainda que os conselheiros também trabalhem no sentido de desenvolverem a “segurança primária” em suas cidades, propondo às Administrações Municipais que façam algo para mostrarem às pessoas em geral que é bem melhor estarem ao lado da Polícia e das ações corretas da sociedade do que de traficantes e do crime em geral. “Isto em vez de só pedirem mais policiamento à PM e nos balcões de atendimento das delegacias”, completou.

O presidente do ISP destacou o valor dos CCSs, cujos membros “dedicam seu tempo a uma causa pública como a Segurança”, e agradeceu o empenho das polícias militar e civil no atendimento às demandas dos conselhos. “Vale lembrar também que esta é a primeira vez que a entrega dos diplomas acontece aqui no quartel-general da PM”, concluiu. Já a coordenadora dos CCSs falou da sua alegria em participar pela primeira vez da diplomação, e enfatizou que o contato com os representantes dos CCSs era importante para a troca de experiências

“Tenho aprendido muito desde que assumi o cargo que é um grande desafio a ser vencido”, ressaltou. Participou também do recebimento do diploma o jornalista Evaldo Nascimento (Diretor Social e de Assuntos Comunitários do CCS/SJ). O CCS/SJ é presidido pela professora Marla Regina Domingues de Morais, tendo como vice-presidente Marcelo Gomes Santiago (subsecretário municipal de Ordem Pública) e, 2ª Secretária, Ledir Tinoco Caldas (Conselheira Tutelar). As reuniões ordinárias do CCS/SJ são sempre às segundas segundas-feiras de cada mês, umas vezes no auditório do Ministério Público, e outras no plenário da Câmara Municipal, também em horários alternados.