Nos primeiros seis meses de trabalho, a Secretaria de Ordem Pública de Silva Jardim revitalizou a pasta, que se encotrava abandonada, visando oferecer segurança e conforto aos moradores da cidade.
Quando o secretário, Denis Pessanha, assumiu a pasta, foram encontrados diversos problemas como carros abandonados, viaturas em péssimo estado e um veículo paralisado por falta de fusível que custava cerca de R$0,30. Além disso, o aluguel do prédio onde funciona a sede da pasta estava vencido e o material de patrimônio como notebooks e bicicletas não foram encontrados.
Como as condições herdadas no setor eram críticas, o prefeito Anderson Alexandre pediu para que a pasta trabalhasse e realizasse uma transformação na área que é de suma importância para a cidade de Silva Jardim. Desta forma, os carros começaram a ser recuperados, passando por ampla reforma e com alguns inclusive já em pleno funcionamento, trafegando pelas ruas de Silva Jardim.
Também foi elaborado um projeto, para a criação de uma sede própria que teria toda a estrutura necessária e teria espaço para oferecer curso de qualificação para os guardas municipais, para a realização de palestras e para a implantação de projetos sociais.
Outra ação importante é a licitação do processo do Curso de Formação dos Guardas Municipais de Silva Jardim (GMSJ), que ficou parado nos anos anteriores, e que oferecerá treinamento especializado para os guardas, antes de eles serem convocados e irem para as ruas da cidade. A Secretaria Municipal de Ordem Pública assinou ainda um convênio com o DETRAN para integrar Silva Jardim no Sistema Nacional de Trânsito.
A Secretaria ainda projetou a Minuta de Substituição do Novo Código de Postura, que assim como o Estatuto do Regulamento da Guarda Municipal encontra-se em trâmite para a aprovação. Na área da Defesa Civil, foi levantado as necessidades do setor para a formatação e criação de um Plano de Contingências, denominado Silva Jardim-Verão para desastres naturais, com o intuito de prevenir possíveis danos para a povo da cidade de Silva Jardim, caso a cidade sofra com chuvas e inundações.
A Secretaria de Ordem Pública acredita que conseguiu suprir as necessidades da pasta e pretende dar andamento aos processos elaborados para tornar Silva Jardim uma cidade referência na questão da Ordem Pública e da segurança municipal.