Moradores da Varginha, em Silva Jardim, participaram de uma roda de conversa para conscientizar a prevenção do suicídio, no posto de saúde do bairro. Durante a roda de conversa que faz parte da campanha Setembro Amarelo, a equipe do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) falou sobre como identificar e ajudar as pessoas que apresentam algum tipo de transtorno mental ou psicológico.

Entre as características mais comuns que podem levar ao suicídio, a enfermeira Eliane Santana da Silva destaca a tristeza excessiva, a depressão, ou a calma repentina após uma depressão, além de algum tipo de trauma. “É muito importante estarmos atentos aos comportamentos das pessoas do nosso ciclo familiar ou social, e dispostos a ajudá-las”, acrescentou.

A enfermeira explica ainda que, depois de identificar um desses comportamentos, é fundamental evitar fazer julgamentos e procurar entender o motivo do problema. “Demonstrar amor e empatia, os sentimentos associados, e procurar saber o que está acontecendo é muito importante para evitar o pior”, afirma Eliane Santana.

Se o problema persistir, a enfermeira ressalta que o aconselhável é procurar a ajuda de um profissional. “Aqui na UBS nós vamos receber a pessoa e direcioná-la ao profissional da área. Tem gente que pensa que depressão é frescura, mas não é”, argumenta Eliane, que também é coordenadora da UBS.

Ao todo, cerca de 35 pessoas participaram da roda de conversa, que aconteceu na última quarta-feira (13).