Passear pelo shopping, caminhar, ou contemplar o pôr do sol, são atividades que fazem bem à saúde mental de qualquer pessoa. Durante o mês de agosto, o município de Silva Jardim realizou inúmeras atividades como essas, para ajudar na recuperação e neutralizar os efeitos das doenças das pessoas que fazem acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Doutor José Gomes Lila.

Entre as atividades, os usuários participaram de uma visita à Represa de Juturnaíba, fizeram uma caminhada numa trilha da Reserva Biológica Poço das Antas, e ainda passearam por um shopping do Rio. Diariamente, a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) faz o atendimento de cerca de 30 usuários.

A psicóloga e coordenadora da Raps, Renata Martins, explicou que a rede tem a finalidade de promover o autocuidado, elevar a autoestima, além de restituir a identidade pessoal e social dos usuários que fazem acompanhamento.

“Trabalhamos com a reabilitação psicossocial que, neste contexto da saúde mental se apresenta como um conjunto de atividades capazes de oferecer condições amplas de recuperação de pessoas, através da utilização de recursos comunitários a fim de neutralizar os efeitos da doença”, disse Renata.