Foi realizado na última quinta-feira (23.11) no Teatro Zezé Macedo um evento para celebrar o Dia da Consciência Negra em Silva Jardim. O evento contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas e presenciaram apresentações de dança, música, teatro, capoeira e exposição de artigos afro-brasileiros.
A data de 20 de novembro é lembrada nacionalmente como o dia da consciência negra em virtude da luta do Quilombo dos Palmares em defesa da liberdade e contra a escravidão dos negros, a data relembra a data em que Zumbi foi morto em 1695. A escravidão no Brasil só teve fim legal em 13 de maio de 1888 quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, mas a data de 20 de novembro foi escolhida como data oficial para lembrar que o fim da escravidão foi conquistado pelos próprios escravos.
O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Promoção Social (SMTHPS) e contou com a presença do secretário Sebastião Rocha além dos secretários de Turismo Ronalt Santiago e de Defesa Civil Ronilson Santos.