O “Disk Caçamba”, serviço gratuito de coleta de entulhos, folhas e galhos de árvores, oferecido pela prefeitura de Silva Jardim, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), atende, em média, 138 notificações por mês na cidade.

Oito caçambas estão sendo utilizadas para atenderem a demanda do serviço, que é prestado por uma empresa terceirizada. Segundo a SEMOSP, o lixo orgânico está sendo descartado, com autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no terreno do antigo lixão da localidade de Goiabal. Já os entulhos, ainda conforme a SEMOSP, estão sendo reutilizados em serviços de tapa-buracos nas vias não pavimentadas do município.

Na Rua Pedro Pereira Garcia, no bairro Fazenda Brasil, nossa reportagem acompanhou, na sexta-feira (21), o trabalho de retirada da caçamba com o que restou de uma demolição. “Ajudou muito. O atendimento foi rápido... Meu marido ligou e logo eles vieram. Se não tivesse essa caçamba a gente iria gastar uma grana pra tirar esses entulhos daí”, relata a moradora Regiane Castro.

Eu fiz a solicitação e em menos de 24 horas eles trouxeram a caçamba pra gente colocar os entulhos. Esse trabalho é muito importante”, pontua a moradora Mary Lopes, de 60 anos, que já utilizou o serviço por duas vezes.

O secretário da SEMOSP, Adão Firmino de Souza, disse que a prestação do serviço é uma forma de educar as pessoas a manterem a cidade limpa. “Além disso, é um trabalho relevante porque evita aquele transtorno do lixo ficar nas calçadas”, conta o secretário, informando que já foi feita panfletagem no município avisando sobre a iniciativa.

Os moradores de Silva Jardim que precisarem acionar o “Disk Caçamba”, devem entrar em contato com a SEMOSP de segunda a sexta-feira, no horário entre 10h às 16h, através do telefone (22) 2668-1435, ou irem até a sede do órgão público, no endereço: Avenida 8 de maio, nº 950, Centro da cidade.

(Reportagem: Lucas Madureira)