Um curso promovido por engenheiros do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para agentes públicos de Silva Jardim, orientou como manusear o decibelímetro, aparelho utilizado para fazer medições sonoras. O grupo se reuniu no dia 13/4, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

O aparelho foi adquirido pela Semma, no início deste ano, e será utilizado em ações fiscalizadoras, no licenciamento ambiental, e para atender a denúncias de moradores. O curso teve início em fevereiro, e até o fim da capacitação, deverá haver outros dois encontros.

Um dos responsáveis por ministrar o curso, o engenheiro civil Fernando Facinn, disse que a capacitação é fundamental para que o operador saiba manusear o equipamento e tenha conhecimento do trabalho que está fazendo. “São muitas variáveis que devem ser levadas em consideração na hora de fazer uma medição, pra saber se o nível sonoro está sendo incômodo ou não”, pontuou Fernando.

O secretário da Semma, Helan Abreu Cardozo, disse que o decibelímetro terá múltiplas funcionalidades. “Esse é um aparelho que vai ser utilizado em ações fiscalizadoras e no licenciamento ambiental, além de atender a denúncias relacionadas a eventos musicais, religiosos, e fiscalizações programadas, de rotinas”, afirmou.

(Fotos: Diego Campos; Reportagem: Lucas Madureira)