O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, entregou no dia (17/02), o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Silva Jardim, durante uma sessão solene que foi realizada no Palácio Guanabara – sede do Governo do Rio.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Helan de Abreu Cardozo, participou do evento e explicou que o PMSB é um estudo subsidiado pelo governo estadual, que apresenta as ações que os municípios devem implementar para a melhoria do saneamento básico da cidade.

De acordo com Helan Cardozo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já havia tido acesso a versão extra-oficial do plano, há alguns meses atrás, o que contribuiu para que a repartição pública pudesse desenvolver alguns projetos.

Dentre algumas das ações que nós já demos seguimento, estão à aquisição de fossas sépticas e filtros anaeróbios, a instalação de lixeiras seletivas e o desassoreamento do rio Capivari”, descreveu o secretário, que classificou o PMSB como uma ferramenta de gestão.

Segundo o secretário, a Semma também está desenvolvendo um estudo para a melhoria do sistema de abastecimento de água nas localidades de Aldeia Velha, Bananeiras e Imbaú. O objetivo, ainda segundo ele, é aumentar a capacidade dos reservatórios e fazer a cloração da água, conforme os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Além de Silva Jardim, outros 33 municípios do estado também foram representados durante o evento, que registrou ainda a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, André Corrêa.

(Foto: Divulgação / Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Reportagem: Lucas Madureira)