Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram nos dias 27 e 28 de agosto de um curso oferecido pela Embrapa sobre produção de mudas florestais. O curso aconteceu na Fazenda Santo Antônio dos Cordeiros, em Imbaú, Silva Jardim/RJ. As atividades foram ministradas pela pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Juliana Freire.

As atividades na região foram um desdobramento dos planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica, elaborados pela Secretaria Estadual do Ambiente com o intuito de apontar ações prioritárias e áreas para conservação e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade. "A Secretaria está fazendo um esforço para implementação desses planos nas diferentes regiões do Estado, em parceria com as prefeituras. Já foram implementados na região Noroeste Fluminense e agora estão sendo concluídos na Região dos Lagos", conta Juliana.

A finalização do processo de implantação desses planos municipais se dá justamente com o oferecimento dessas capacitações, que são importantes para a atualização dos viveiristas em relação ao Código Florestal, de forma que seja viável a reativação de hortos municipais e viveiros particulares para produção de mudas de espécies nativas. "Esses cursos são um primeiro passo para transformar esses produtores em coletores e vendedores de sementes, hoje escassos no Rio de Janeiro", finaliza a pesquisadora.
(Fonte: Embrapa)