Aconteceu no último dia 27 no Teatro Zezé Macedo, o evento de encerramento da Semana da Água em Silva Jardim. A Semana da Água que contou com atividades do dia 23 a 27/3 culminou com palestras da Furnas, UFRJ e Governo Municipal sobre o aproveitamento mais eficaz da água.

De acordo com o engenheiro da Furnas, Alexandre Pinhel Soares, que ministrou uma palestra sobre “Água e Energia”, se o Brasil não investir em usinas hidrelétricas o país terá que implantar usinas termoelétricas que são mais caras e poluentes. “Temos que mudar a consciência da sociedade sobre a energia fornecida por usina hidrelétrica, que é a forma mais limpa de se obter energia. Nós temos um país com uma virtude hídrica muito grande, basta somente a opinião entender isso. As usinas termoelétricas fornecem uma energia mais cara o que aumenta a conta de energia”. Disse o engenheiro.

Outras palestras que fizeram parte do evento foram a do doutorando Gabriel C. Kruschewsky da UFRJ, que teve como tema “Água e Floresta”, e do Secretário Municipal de Defesa Civil, Sidnei de Melo que palestrou sobre o Projeto “Limpa Rio” que explicou o processo de desassoreamento que está acontecendo no Rio Capivary em Silva Jardim/RJ.

No encerramento do evento ainda teve a distribuição de mudas de pau-brasil para os participantes. Participaram do evento o Vice-Prefeito, Tião Rocha; o Secretário de Meio Ambiente, Helan Abreu; a Secretária de Saúde, Tereza Fernandes; o Secretário de Planejamento, Antônio Carlos Lacerda; o Secretário de Turismo, Felipe Rocha; a Secretária de Educação, Kátia Peixoto; o Secretário de Segurança Pública, Dênis David; além da Subsecretária de Desenvolvimento Sustentável e Solidário, Dayse Said; a Subsecretária de Promoção Social, Ruth Correa e do Subsecretário de Comunicação Social, Sormani Silva; contou com a presença do representante da Furnas, Emílio R. Netto; e teve a presença de várias representações sociais e munícipes.