^ Back to Top

 

Um trabalho de desassoreamento em um importante rio que corta Silva Jardim está sendo feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com as secretarias municipais de Obras e de Defesa Civil, através do programa Limpa Rio, desenvolvido pelo Governo do Estado através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Duas máquinas trabalham na limpeza do rio Capivari e de seu afluente, o “Valão da Caixa”. De acordo com a Semma, dos 4 mil metros que devem ser dragados, cerca de 1,2 mil metros já receberam a limpeza e a previsão é de que todo o trabalho seja concluído até o fim deste primeiro semestre.

Ainda segundo a Semma, o trabalho de desassoreamento do rio Capivari deve evitar que bairros que ficam localizados à sua margem sofram com inundações durante o verão, estação em que há mais incidência de chuvas fortes. “Esse trabalho é importante para que aumente o curso d’água e evite alagamentos nesses bairros e nas propriedades que são cortadas pelo rio”, afirmou o diretor de parques e jardins da Semma, Jaime Ferreira Rodrigues.

 

A Semma adiantou que após o término das obras de desassoreamento, será feito o reflorestamento das matas ciliares com mudas nativas da mata atlântica, através de um projeto de preservação ambiental desenvolvido junto à Associação Mico-Leão-Dourado.

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000