O Governo Municipal e Secretaria Estadual de Agricultura estão avaliando as possibilidades de utilização da área da fazenda da Pesagro, em Mato Alto, para fins turísticos e ecológicos, além de outros usos sociais. A decisão foi tomada em encontro ocorrido no último dia 04/08 entre o Vice-Prefeito Tião Rocha, o secretário interino de Meio Ambiente, Helan de Abreu Cardozo; o Presidente da Pesagro, Rafael Muzzi de Miranda;e o Secretário Estadual de Agricultura, Alberto Mofati.

Segundo o Diretor de Indústria e Comércio da Secretaria municipal de Turismo, Jocenildo Andrade, que participou do encontro representando o Secretário Felipe Rocha, a parceria vai definir uma possível finalidade da Fazenda da Pesagro, que dispõe de 42 alqueires, sendo 90% de vegetação nativa de mata atlântica e refúgio do mico-leão-dourado.

O local poderá servir para visitação turística no setor de pesquisa agropecuária experimental que a Pesagro desenvolve, assim como passeios na mata e visualização do mico-leão. A intenção de aproveitar a fazenda para visitas turísticas faz parte do objetivo do Município em buscar alternativas de receitas futuras, sendo o Turismo a principal delas. Chama a atenção também para a existência de um hotel fazenda recém-instalado próximo ao local, o que serviria para abrigar as pessoas que fossem até a área.

Mas a fazenda também poderia ser transformada num parque ou Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Nesse caso, melhoraria a classificação do Município no ranking do ICMS Verde, no qual ele já está em primeiro lugar há cinco anos consecutivos. Também participou do encontro o técnico da Secretaria municipal de Meio Ambiente, Hugo Leonardo Martins.