O Vice-Prefeito de Silva Jardim, Tião Rocha, e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, estiveram ontem (15/07) no I Fórum de Licenciamento Ambiental, que aconteceu no Teatro Municipal Átila Costa em São Pedro da Aldeia/RJ.

A proposta do Fórum foi a discussão e análise dos enfrentamentos de outros municípios em relação ao licenciamento ambiental e o evento teve a presença de representantes do INEA – Instituto Estadual do Ambiente, do CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, e representantes dos municípios de São Pedro da Aldeia, Silva Jardim, Búzios, Araruama entre outros.

Em sua fala o Vice-Prefeito, Tião Rocha, defendeu a municipalização das licenças ambientais que agilizam o processo e resolvem os problemas locais de forma mais eficaz. Disse ainda que o caminho do progresso dos municípios passa pelo licenciamento ambiental e que Silva Jardim está em processo de regularização ambiental, e encerrou dizendo que se cada um fizer sua parte o processo de licenciamento ambiental será bem mais rápido.

Na principal palestra do Fórum, o Chefe de Licenciamento Ambiental da Superintendência Regional Lagos São João do Inea, Bernardo Souza Dunley, comentou as principais mudanças que o Decreto Estadual no 44.820/2014 (SLAM) trouxe para o licenciamento ambiental no Estado do Rio. Citou a importância dos municípios possuírem um quadro técnico completo para atender a demanda de licenciamento ambiental das cidades e finalizou dizendo que a busca de informações externas é muito importante para uma avaliação mais completa sobre o que está sendo analisado para licenciar.

O Fórum contou com a participação de várias autoridades locais e regionais, além de empresários, biólogos, representantes de classes, entre outros.