O Vice-Prefeito Tião Rocha e a Secretária de Meio Ambiente, Ilza Carla Espíndola, receberam no último dia 02 de abril, das mãos do Secretário de Estado do Ambiente - SEA, índio da Costa, o certificado de município com melhor desempenho no ICMS Verde 2014. A cerimônia de entrega do certificado aconteceu no auditório da SEA na Cidade do Rio de Janeiro.

Silva Jardim que possui várias unidades de conservação possui vasto manancial de água, faz coleta e tratamento de Esgoto e tem destinação definida do seu lixo, lidera pelo quarto ano consecutivo o ranking de maiores arrecadações do ICMS Verde do Estado do Rio de Janeiro, que em 2014 representará o montante de quase R$ 9 milhões no ano.

O ICMS Verde foi instituído em 2008, através da Lei nº 5.100, aprovada pela (Alerj), e Silva Jardim começou no ranking, em janeiro de 2009, no 11º lugar. Já em 2010 pulou para o 4º lugar e, em 2011, para o 1º, e se mantém nesta posição deste então. Trata-se de redistribuição de 2,5% do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), segundo critérios ambientais. Esse repasse foi pensado para compensar os municípios que tinham um histórico de uso de seu território limitado pela presença de unidades de conservação (reservas e parques) ou por mananciais estratégicos para o abastecimento das cidades.

Silva Jardim lidera a lista em que o município de Cachoeiras de Macacu aparece na 2ª colocação, seguido por Rio Claro na 3ª posição, em 4º lugar está Miguel Pereira, na 5ª posição está Quissamã, seguida de Nova Iguaçu em 6º lugar, na 7ª colocação está Mesquita, no 8º lugar está Angra dos Reis, na 9ª posição está Teresópolis e fechando a lista dos 10 primeiros colocados está o município Engenheiro Paulo de Frontin.