^ Back to Top



A Prefeitura de Silva Jardim, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na tarde da última segunda-feria (17/02) uma reunião com vários técnicos ambientais e servidores da área de meio ambiente visando à discussão da implantação de coleta seletiva na cidade. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Meio Ambiente e foi coordenada pela representante Rosane Mendonça, do INEA – Instituto Estadual do Ambiente.

Na reunião a representante do INEA disse que a política do Programa de Coleta Seletiva Solidária do Rio de Janeiro visa dar um esclarecimento sobre como implantar a coleta seletiva nas cidades, dando assessoria para que os municípios possam cumprir o que manda a legislação de descarte de resíduos sólidos (lixo). Na oportunidade Rosane Mendonça falou que a correta implantação da coleta seletiva pode aumentar de 20 a 25% os recursos provenientes do ICMS e que a indústria da coleta seletiva fatura cerca de R$ 8 bilhões por ano de acordo com pesquisa do CEMPRE - Compromisso Empresarial para Reciclagem. A participação e integração dos catadores de lixo é fundamental para implantação de uma coleta seletiva que dê resultados tanto para as famílias quanto para o município.

Com a implantação da coleta seletiva na cidade os recursos federais aumentarão para o município e consequentemente melhorará as condições de saúde da população, uma vez que o destino do lixo é feito corretamente o percentual de casos de dengue, por exemplo, diminuem consideravelmente, dentre inúmeros benefícios diretos à saúde, de acordo com dados de estudos realizados em Belo Horizonte – MG. É através da coleta seletiva que o município consegue provar que está diminuindo a utilização do aterro sanitário, e mostrando que está empenhado numa melhor qualidade de vida para sua população.

A reunião foi preliminar e teve como objetivo aperfeiçoar o entendimento sobre o tema e iniciar o andamento da política da coleta seletiva em Silva Jardim. Participaram da reunião vários técnicos ambientais, profissionais da área além da Secretária de Meio Ambiente Ilza Carla Fisher Espíndola.

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000