A Prefeitura de Silva Jardim, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na tarde da última segunda-feria (17/02) uma reunião com vários técnicos ambientais e servidores da área de meio ambiente visando à discussão da implantação de coleta seletiva na cidade. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Meio Ambiente e foi coordenada pela representante Rosane Mendonça, do INEA – Instituto Estadual do Ambiente.

Na reunião a representante do INEA disse que a política do Programa de Coleta Seletiva Solidária do Rio de Janeiro visa dar um esclarecimento sobre como implantar a coleta seletiva nas cidades, dando assessoria para que os municípios possam cumprir o que manda a legislação de descarte de resíduos sólidos (lixo). Na oportunidade Rosane Mendonça falou que a correta implantação da coleta seletiva pode aumentar de 20 a 25% os recursos provenientes do ICMS e que a indústria da coleta seletiva fatura cerca de R$ 8 bilhões por ano de acordo com pesquisa do CEMPRE - Compromisso Empresarial para Reciclagem. A participação e integração dos catadores de lixo é fundamental para implantação de uma coleta seletiva que dê resultados tanto para as famílias quanto para o município.

Com a implantação da coleta seletiva na cidade os recursos federais aumentarão para o município e consequentemente melhorará as condições de saúde da população, uma vez que o destino do lixo é feito corretamente o percentual de casos de dengue, por exemplo, diminuem consideravelmente, dentre inúmeros benefícios diretos à saúde, de acordo com dados de estudos realizados em Belo Horizonte – MG. É através da coleta seletiva que o município consegue provar que está diminuindo a utilização do aterro sanitário, e mostrando que está empenhado numa melhor qualidade de vida para sua população.

A reunião foi preliminar e teve como objetivo aperfeiçoar o entendimento sobre o tema e iniciar o andamento da política da coleta seletiva em Silva Jardim. Participaram da reunião vários técnicos ambientais, profissionais da área além da Secretária de Meio Ambiente Ilza Carla Fisher Espíndola.