O município de Silva Jardim foi representado pelo prefeito Anderson Alexandre e pelo vice-prefeito Tião Rocha no Fórum de Prefeitos e Gestores da Região Leste Fluminense, que aconteceu no último dia 09/12/16 no município de Itaborai/RJ. O evento foi realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste).

Com o objetivo de fortalecer parcerias municipais principalmente através de consórcios, o fórum abordou temas como uma visão geral de consórcios públicos pelo país, modelo de gestão de consórcios na saúde pública, aspectos gerais da lei de responsabilidade fiscal, os desafios do sistema previdenciário municipal, folha de pagamento e formas de cooperação e financiamento de projetos para os municípios através dos consórcios.

A gestão pública através de consórcio possibilita vários avanços para os municípios, pois isoladamente temos uma força mas juntos, o que o próprio consórcio propõe, podemos almejar novos investimentos para as cidades e o papel do Conleste neste processo para os 15 municípios que compõem a instituição, fortalece as reivindicações de todos”, disse o prefeito Anderson Alexandre.

O encontro contou com a organização do IBFAP - Instituto Brasileiro de Estudos em Finanças e Administração Pública e apoio do CONACI/BR - Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil. Participaram ainda do Fórum o presidente do Conleste Helil Cardoso, o prefeito eleito de Itaborai Dr Sadinoel Oliveira, o prefeito de Magé Rafael Tubarão, o prefeito eleito de Cachoeiras de Macacu Mauro Soares e o vice-prefeito de Casimiro de Abreu Zedequias da Costa.