Silva Jardim completou no dia 08/5, 175 anos de emancipação político-administrativa  e para comemorar a data a Prefeitura fez uma programação diversificada e com grande participação popular no desfile cívico. As comemorações contaram com Sarau, exposição sobre Zezé Macedo, shows gospeis e populares, inauguração de obra, desfile cívico e queima de fogos.

A programação do aniversário começou no dia 1º de maio com abertura da exposição “100 anos de Zezé Macedo”, que conta com objetos pessoas da atriz que representou a Dona Bela da Escolinha do Professor Raimundo além de reportagens e prêmios, a exposição ficará aberta até o dia 06 de outubro no Centro Cultural Capivari (CCC) no Centro de Silva Jardim. As festividades ainda tiveram do dia 1º ao dia 5 o Sarau 175 que contou com participação de vários artistas municipais entre músicos, poetas, atores e artistas plásticos.

Na sexta-feira (06/5) a celebração ficou por conta do Consagra Silva Jardim que reuniu centenas de fieis no Centro do município para adorar a Deus ao som do cantor gospel Jonas Maciel e Banda HB. Já na manhã do sábado (07/5) foi inaugurada pelo prefeito Anderson Alexandre a Unidade Básica de Saúde Prefeito Geraldo Gomes Rodrigues em Cambucaes e a noite tiveram os shows da Banda Jeito pra Koisa e do cantor Arlindo Neto (filho do sambista Arlindo Cruz).

Fechando as comemorações de 175 anos de Silva Jardim no domingo (08/5) na parte da manhã teve alvorada tocada pela Banda Honório Coelho, hasteamento das bandeiras e desfile cívico que reuniu mais de 4.000 alunos da rede pública e privada do município e na parte da tarde teve a sessão solene da Câmara de Vereadores. E para encerrar as festividades, já no fim do dia, a dupla Roger e Berg se apresentou no palco das festividades e a meia noite houve uma grande queima de fogos que iluminou o céu da cidade.