Sem o voto da vereadora Zilmara Xavier, foi aprovado na última sexta-feira (01/04), em sessão extraordinária, pelos vereadores Roni Luiz, Marcilene Xavier, Vivaldo Magalhães, Jazimiel Batista, Flávio Brito, Webster Barcelos, Dr Robson Oliveira e Júnior Alfradique o Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais de Silva Jardim.

Engavetado há quase 20 anos o Plano de Cargos e salários era um sonho antigo dos servidores e desde 2013 estava sendo trabalhado pelo Prefeito Anderson Alexandre e uma comissão formada por servidores efetivos das secretarias de Administração, Planejamento, Fazenda e IPSJ. Após o início da crise econômica nacional e a queda na arrecadação com royalties do petróleo a proposta sofreu alterações e adequações, com isso, um novo projeto foi finalizado no fim de março e protocolado no último dia 27 na Câmara, que após duas votações em sessão extraordinária no dia 1º aprovou o projeto que passa a valer a partir deste mês.

O prefeito Anderson Alexandre comentou a aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores. “Eu estava confiante com a aprovação do Plano de Cargos e Salários pelo legislativo, pois acredito que os vereadores não iriam contra a vontade dos servidores municipais que esperam a quase 20 anos por este momento. Lamento a ausência da pré-candidata a Prefeita, Zilmara Xavier, na sessão extraordinária que votou o Plano de Cargos, isso mostra a preocupação dela com os servidores”, disse o chefe do executivo.

Aproximadamente 670 servidores serão beneficiados com o Plano de Cargos, e o aumento real dos salários foi superior a 15,9%. A título de comparação os cargos de trabalhador braçal, servente, agente de serviços diversos, jardineiro, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro, eletricista, guarda municipal, pedreiro e pintor tinham o valor de referência inicial em 2015 de R$ 803,95. Agora, com a implantação do plano de cargos, os serventes e trabalhadores braçais passarão a ter como base o salário de R$ 931,92 (aumento de 15,9%), os agentes de serviços diversos, auxiliar de serviços gerais, jardineiro e cozinheiro passarão a ter R$ 978,52 como base (aumento de 21,7%), eletricistas, pedreiros e pintores passarão a ter como salário base R$ 1.027,75 (aumento de 27,7%) e os guardas municipais tiveram um aumento de 40,8%, saindo de R$ 803,95 em 2015 para R$ 1.132,75 em 2016.

De acordo com o prefeito o plano de cargos e salários teve como objetivo beneficiar as funções com os menores salários. “O que fizemos com o plano de cargos e salários foi corrigir um equívoco realizado em 2010 com a extinção de centenas de cargos, e estes servidores, que ainda estão na ativa, estavam sem perspectivas salariais, e o plano reajustou isso, antes estas pessoas se aposentariam com pouco mais de R$ 970,00 e agora com o plano eles se aposentarão com mais de R$ 1.300,00. Isso é valorizar o servidor municipal que ganha menos, que trabalha diariamente para prestar um serviço de qualidade à população”, encerrou Anderson Alexandre.

Confira a íntegra da Lei do Plano de Cargos e Salários no link:
www.silvajardim.rj.gov.br/…/Lei_Complementar_115_2016_Plano…