Mesmo com a crise econômica nacional, e a redução no valor do vale alimentação, a Prefeitura de Silva Jardim é uma das 16 de todo o Estado do Rio de Janeiro que oferta este benefício a seus funcionários. Criado pelo Prefeito Anderson Alexandre, através da lei municipal 1628/13, o vale alimentação tem como objetivo gerar uma renda extra para alimentação dos funcionários municipais e fortalecimento da economia municipal. O vale alimentação de Silva Jardim é o 16º de todo o Estado dado de forma integral, ou seja, para funcionários efetivos e comissionados.

O vale alimentação movimentou na cidade aproximadamente de R$ 1,3 milhão em um ano, o que tem fortalecido o comércio local. Com a crise econômica nacional a Prefeitura reduziu em 50% o valor mensal do vale alimentação, outras medidas para redução de gastos também foram feitas como a redução do salário do Prefeito, Vice-prefeito, Secretários e Subsecretários Municipais.

A pesquisa dos municípios que ofertam vale alimentação para funcionários efetivos e comissionados no estado foi realizada pela Subsecretaria de Comunicação Social na última semana de novembro, os outros 15 municípios do Estado que ofertam são: Angra dos Reis, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, Macaé, Macuco, Paraty, Pinheiral, Resende, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, São Fidelis, São Sebastião do Alto e Três Rios. Outros 16 municípios também ofertam o vale alimentação só que de forma parcial, ou seja, só para servidores efetivos.