Foi realizado na manhã do dia (30/11) em Macaé, o “Seminário Norte-Noroeste Fluminense: Os Desafios e Oportunidades das Regiões”, promovido pelo jornal O Globo. Na oportunidade, os municípios de Silva Jardim, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Quissamã apresentaram suas ações para enfrentamento da crise econômica nacional. Silva Jardim mostrou os resultados da implantação do transporte de tarifa zero e a criação da Zona Especial de Negócios (Zen) para fortalecer o crescimento da cidade.

O seminário foi mediado pela jornalista Flávia Oliveira, que fez vários questionamentos aos prefeitos dos municípios participantes, como: ações que estavam sendo realizadas pelas prefeituras para enfrentamento da crise e qual o posicionamento deles sobre a criação da nova CPMF. Sobre as ações realizadas pela Prefeitura para enfrentamento da crise, o prefeito de Silva Jardim, Anderson Alexandre, citou a redução do salário do prefeito, vice, secretários e todos os cargos comissionados com vencimentos superiores a R$ 1.500,00, pontuou o desconto no IPTU, a redução de contratos de serviços, a manutenção do transporte de tarifa zero e a criação da Zen.

Diferente dos outros três chefes do poder executivo, o prefeito de Silva Jardim se posicionou contra a criação da nova CPMF: “Sou contra a criação de uma nova CPMF geraria mais desemprego, pois as empresas teriam que arcar com mais este imposto, e com isso teria que colocar pessoas na rua, desta forma, nunca finalizando este ciclo vicioso de falta de emprego e, consequentemente, queda na atividade econômica nacional”, disse Anderson Alexandre.

Outros temas levantados no seminário foram a demora na discussão do novo pacto federativo, onde a divisão das receitas dos impostos passariam a ser de forma mais equilibrada, e não conforme é atualmente onde a União recebe mais de 50% de todos os impostos pagos no país, enquanto os mais de 5 mil municípios dividem pouco mais de 20% . A demora da Caixa Econômica Federal, devido a questões burocráticas, para repassar transferências voluntárias da União, também foi debatida no seminário. “Este problema na demora da Caixa em repassar recursos da União de transferências voluntárias é uma reclamação unânime em todos os municipios”, afirmou o prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal.

Cerca de 100 pessoas participaram do Seminário, entre elas, os prefeitos de Quissamã, Nilton Pinto; de Miracema, Joedyr Orsay, além do vice-prefeito de Silva Jardim, Sebastião Rocha, e outras autoridades dos municípios presentes.