^ Back to Top

 

Já estão em funcionamento as nove antenas de conexão à internet gratuita sem fio em bairros, distritos e em dois pontos no Centro de Silva Jardim. O objetivo da iniciativa é oferecer mais conectividade à população do município.

De acordo com a Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), setor de informática ligado à prefeitura, o investimento foi de R$ 51,6 mil e os serviços serão terceirizados. O contrato com a empresa responsável, Netvoip, tem validade até o fim de maio do ano que vem.

A prestação do serviço restringe acesso a sites de conteúdos pornográficos, piratas, dentre outros. A velocidade é de 2 megas de internet dedicada, ainda conforme a DTI. “Mas a velocidade da internet também varia muito de acordo com a capacidade de captação de sinal de cada aparelho”, reforçou o gerente de DTI, Evandro Vieira de Oliveira.

Na praça do Centro da cidade, as quatro amigas: Vitória Jander, Sarah Cler, Maria Victória e Ana Júlia já estão por dentro do assunto. “Tem gente que não tem internet em casa, então pode vir pra cá pra fazer os trabalhos da escola, e com certeza é muito mais divertido”, disse uma das adolescentes.

Dentre as localidades que receberam as antenas, estão os bairros Varginha, Boqueirão, Nossa Senhora da Lapa, Reginópolis, Fazenda Brasil, além dos distritos de Aldeia Velha, Imbaú, e Centro do município. Veja em quais pontos estão instalados os equipamentos.

Centro (Praça Amaral Peixoto);
Centro (Terminal Rodoviário Arão Lopes da Cunha);

Varginha (local próximo ao campo de futebol, no Centro do bairro);
Boqueirão (Praça Elvira Alves do Nascimento);
Nossa Senhora da Lapa (Complexo Esportivo, atrás do Campo do Rial);
Reginópolis (Calçadão Jordan Moura da Mota, na Avenida Silva Jardim);
Fazenda Brasil (próximo ao Ginásio Jorge Mendonça, na Avenida Alfredo Camargo de Mello);

Aldeia Velha (imediações da Rua Santana e Rua Luis Augusto Victer);
Imbaú (Praça Emiliano Peixoto, na Rua Professor José de Souza Herdy);

 

Segundo informações, o projeto teria sido criado em 2010, cerca de dois anos depois o fornecimento do serviço foi paralisado devido o término da validade do contrato com a empresa que fornecia os serviços na época.

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000