No momento em que o País comemora mais um aniversário de sua Independência, reafirmando a sua Liberdade do reino de Portugal, nós, silvajardinenses, também fazemos uma reflexão sobre os motivos que temos para nos sentirmos realmente livres.

E neste sentido podemos destacar, principalmente, a liberdade e o direito de ir e vir conquistado recentemente pelo povo silvajardinense com a implantação do Transporte Público tarifa zero. O qual inclusive concorrerá ao "Prêmio de Prefeito Empreendedor 2015", promovido pelo Sebrae. Vale lembrar que até o momento já são cerca de 35 mil bilhetes de passagens concedidos por mês nas linhas para as várias localidades do nosso Município. O que garante um deslocamento seguro e confortável notadamente às populações menos favorecidas.

Liberdade e Independência que se refletem, também, nos investimentos que o Município tem feito na Agricultura Familiar -- outro empreendimento com o qual Silva Jardim concorrerá em outra categoria do Prêmio "Prefeito Empreendedor 2015". Já são mais de 100 famílias atendidas pelo Programa, que possibilita a aquisição da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (DAP/PRONAF), proporcionando-lhes o direito de vender seus produtos inclusive para a Administração, tirando-lhes da marginalidade econômica e social. E na saúde a independência passa pela descentralização dos serviços com a reforma e ampliação de seis postos de saúde (Imbaú, Aldeia, Juturnaíba, Cidade Nova, Varginha e Coqueiro) e a construção de dois novos (Biquinha e Cambucaes) além da remodelação da Policlínica Municipal e a construção do tão sonhado Centro Cirúrgico. E na educação Silva Jardim possui a melhor relação professor por aluno, onde para cada professor existem nove alunos, e até o fim de 2016 todas as unidades de ensino serão reformadas.

Enfim, é a Mobilidade Urbana e a Valorização do Homem do Campo silvajardinense dando verdadeiros exemplos de Independência, Liberdade, Cidadania e Dignidade à população em geral na passagem dessa data tão importante para todos nós brasileiros.

(Texto: Evaldo Peclat)