Cumprindo mais uma etapa do seu Plano de Governo, a administração do Prefeito Anderson Alexandre acaba de criar o projeto que implanta a Zona Especial de Negócios (ZEN) de Silva Jardim. De acordo com o documento, a ZEN ocupará uma área de aproximadamente 45 mil metros quadrados entre os bairros de Boqueirão e Lucilândia, com 19 “lotes”, cada um contendo medidas entre 5.500 metros quadrados (o maior) e 645 metros quadrados (o menor). O projeto de Lei da criação, com a respectiva planta baixa já confeccionada sobre o local, será enviado à Câmara Municipal nos próximos dias para apreciação e aprovação pelos vereadores. Os empresários interessados em se instalar na ZEN já podem se cadastrar junto à secretaria municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic).

Segundo Jocenildo de Andrade, Coordenador de Indústria e Comércio da Semtic, quando estiver toda ocupada a ZEN terá capacidade para gerar cerca de dois mil empregos diretos. Poderá abrigar, no mínimo, 19 estabelecimentos de médio porte. O espaço pertence à Administração Municipal e se estende desde próximo à igreja católica local passando por trás da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Lucilândia e do Centro Educacional Adail Maria Tinoco. Fica na margem direita da rodovia BR-101 no sentido Rio de Janeiro-Silva Jardim.

No local poderão se instalar empresas consideradas de baixo impacto ambiental, como indústrias de confecções, montadoras e prestadoras de serviços em geral. Jocenildo revela que já existem cinco empresas cadastradas, entre elas uma de confecção de roupas, uma de montagem e reparos de motocicletas e outra de vidros temperados. O local já dispõe de toda a infraestrutura necessária como saneamento básico, pavimentação, água e energia elétrica. As empresas instaladas também poderão se beneficar com os incentivos fiscais concedidos pela legislação tributária municipal vigente.

Os critérios e outras orientações para que as empresas interessadas tenham os seus pedidos de instalações aprovados serão divulgados oportunamente após a aprovação do Projeto de Lei pela Câmara Municipal. Os interessados em se cadastrar podem se dirigir à Semtic (Rua Sansão Pedro David, Centro) ou solicitar maiores informações pelo telefone (22) 2668-0562.

(Reportagem: Evaldo Peclat Nascimento)