Cerca de 30 pessoas, dentre elas o Vice Prefeito Tião Rocha, representaram o município de Silva Jardim no protesto “Juntos pelo Comperj – Refinaria já!” que aconteceu na tarde do dia 24/08 em frente a sede da Petrobras na cidade do Rio de Janeiro. Na oportunidade os manifestantes pediam a conclusão das obras da Refinaria que fica no Comperj, o que estancaria o crescente desemprego na Região. O movimento foi organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste).

A paralisação das obras no Comperj afetam diretamente todos os municípios do Conleste que é composto por Silva Jardim, Araruama, Niteroi, São Gonçalo, Itaborai, Rio Bonito, Maricá, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Saquarema, Guapimirim, Magé, Nova Friburgo e Teresópolis. O retorno das obras fomentaria a geração de empregos e beneficiaria todos os municípios do Conleste, que de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho só em 2015 os 15 municípios da região desempregaram mais de 19 mil pessoas.

O Vice Prefeito de Silva Jardim Tião Rocha comentou que o retorno das obras é um desafio de todos e agradeceu os moradores do município que participaram do movimento. “O retorno das obras no Comperj é um desafio de todos, pois afeta diretamente a economia da região e principalmente de Silva Jardim, pois vários moradores de nosso município que trabalhavam no Comperj perderam seus empregos. Aproveito para agradecer em nome do Governo a presença de cada um de vocês que estão representando nossa querida Silva Jardim neste movimento tão importante.” Disse Tião Rocha.

A manifestação também teve a presença do Presidente do Conleste e Prefeito de Itaborai Helil Cardozo que tentou junto com uma comitiva uma reunião com o Presidente da Petrobras Aldemir Bendine, mas ele não estava presente na sede da empresa, desta forma os representantes do Consleste foram recebidos pelos diretores de Engenharia, Roberto Moro, e Abastecimento, Jorge Ramos, que prometeram que se reuniriam com o presidente da estatal em 30 dias.

Participaram do movimento vários Prefeitos, Vice-prefeitos, Vereadores, Deputados Federais e Estaduais, além de representantes de sindicatos e moradores de todos os municípios que compõem o Conleste.