Muito rosa, homenagens e orientações para a manutenção da saúde marcaram as comemorações pelo “Dia Internacional da Mulher” no último sábado (08/03), em Silva Jardim. Na Praça Amaral Peixoto, o evento contou com a exposição de fotos de mulheres silvajardinenses, além de outras atrações distribuídas em sete tendas, assim como dança do ventre e o lançamento da Campanha da Fraternidade 2014 pelo pároco local, padre Magno, sob o tema “Tráfico Humano e Fraternidade”. A solenidade foi coordenada pela secretária-chefe de Gabinete Civil e primeira-dama, Viviany Alexandre, com as secretárias de Promoção Social (Maria Dalva Silva do Nascimento), de Educação (Kátia Peixoto), além da subsecretária de Saúde, Tereza Cristina Abrahão, e o vice-Prefeito, Tião Rocha. Apresentação, ainda, de um show da cantora Iris Diniz e oferecimento de um lanche aos participantes.

– É uma alegria estar nesse momento em companhia de muitas mulheres que fizeram parte da nossa história como as professoras Cecília e Josilma, a pintora Lenir e a minha avó de consideração, entre tantas outras. E é uma satisfação ver o município comprometido com as mulheres, promovendo inclusive exames preventivos para elas – disse Viviany, agradecendo a todos que se empenharam no movimento para que a comemoração acontecesse.

O vice-prefeito Tião Rocha lembrou que todo dia é dia dela e ai do homem se não fosse a mulher. “Deus fez o homem e da costela dele a mulher para que ela ficasse sempre ao lado do mesmo”, reiterou ele, lembrando que a mulher faz parte da estrutura do homem sendo seu esteio, sua coluna e o completando, além do que “a mulher é especial para todo o mundo”. Foram homenageadas com flores representando todas as mulheres presentes a própria primeira-dama (pela secretária Maria Dalva), a secretária de Educação (pela subsecretaria Regina Conceição), a secretária de Promoção Social (pela coordenadora da Secretaria da Mulher, Andreia), e a subsecretária de Saúde (por Vanessa). A subsecretária de Saúde aproveitou para ressaltar o trabalho das mulheres inclusive naquele Setor, lembrando que sem o toque delas o Município não teria esse toque de classe.

Numa das tendas foram expostas fotos de mulheres silvajardinenses escolhidas de acordo com suas ocupações, as quais também farão parte da exposição “Mulheres da Nossa Terra II”, que está acontecendo no Centro Cultural Capivari (CCC). São elas: Mauricéia da Silva Conceição Leite (motorista da secretaria municipal de Educação), Eva Francisco Martinho (merendeira do colégio Patinho Feio), Tainá M. Seto Soares (historiadora, de Aldeia Velha), Adriana Martins da Rocha (técnica em Enfermagem do Samu), Iris Peixoto Passos Moldero, Edenice Carvalho Silveira e Elizete Rosa de Carvalho (técnicas em Contabilidade), Dirce Monteiro Crespo dos Santos (cozinheira), Carli da Silva Bento dos Santos (produtora-rural), Maria Germana Flores da Conceição (do lar), Aracy de Souza Figueiredo (costureira) e Eva de Fátima Fernandes (agente de combate a endemias).

Entre as ações desenvolvidas estão: exposição de artesanatos do Centro Cultural Capivari, cuidados com a Saúde da Mulher (preventivo, verificação de pressão arterial, glicose, prevenção DST/Aids, orientação sobre câncer de mama, beleza da mulher (manicure e corte de cabelos), poesias e distribuição de rosas. No lançamento da Campanha da Fraternidade, o padre Magno enfatizou que a mulher é a maior vítima do tráfico humano e este é um dos modos mais atuais de escravidão”. O sacerdote leu o texto referente à campanha, e uma dupla de jovens cantou o hino relativo ao evento. “Se as mulheres de hoje não se tornarem protagonistas da sociedade nesse caso, vamos virar cada vez mais escravos”, ressaltou. A jovem Ellen Miranda cantou uma música gospel em homenagem às mulheres, destacando o valor delas.

Presenças ainda: secretários municipais Fábio Sardemberg (Agricultura, Abasatecimento e Pesca) e Mansuel Mansur (Governo), além do vereador Miel da Biovert, entre outros.