A recém-criada secretaria municipal de Defesa Civil (Semdec) também participará da primeira Conferência Intermunicipal (1ª CIPDC) do setor que acontecerá no próximo dia 14/03, em Carapebus, com vistas à Conferência Estadual, que será no dia 16 de abril, e a 2ª Conferência Nacional prevista para acontecer entre os dias 27 e 30 de maio deste ano. Silva Jardim, representado pelo secretário Sidney Melo, participará juntamente com os municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Quissamã e Conceição de Macabú, além da cidade sede. O tema do encontro será "Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional". A 1ª CIPDC será realizada pela Redec VIII, que tem como coordenador o coronel BM Judson Villain.

A Conferência Intermunicipal encaminhará propostas e elegerá delegados para a Conferência Estadual. Entre outros, o encontro terá os seguintes objetivos: Promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e a defesa civil; avaliar a ação governamental, em especial quanto à implementação dos instrumentos jurídicos e demais dispositivos trazidos pela Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012; propor princípios e diretrizes para a implementação da Política Nacional de proteção e Defesa Civil; assim como promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.