O prefeito Anderson Alexandre se reuniu hoje (18/10), com uma equipe formada por várias correntes da administração pública municipal, para definir as diretrizes para o Plano de Cargos, Salários e Benefícios para os Funcionários Públicos de Silva Jardim.

Um dos pontos discutidos na reunião foi a utilização de mão de obra da própria administração municipal para elaboração do plano, desta forma não gerando custeio com terceirização externa deste serviço, visto que o mesmo tem que ser pautado nas realidades do município de Silva Jardim e tem que ser pensado a curto, médio e longo prazo.

O Prefeito Anderson Alexandre citou que, nestes mais de 09 meses de governo, tem dado prioridade ao atendimento administrativo aos servidores efetivos, e com isso em mente já pretende dar alguns benefícios já para o fim do ano como a Cesta Básica que tem previsão para sair no mês de dezembro. O Prefeito disse que irá protocolar, o mais breve possível, na Câmara de Vereadores o projeto de lei instituindo o 14º salário, folga para o funcionário no dia do seu aniversário e o convênio saúde, para que os funcionários já tenham esses benefícios no ano que vem.

Em relação ao abono, dado no governo anterior, o prefeito Anderson Alexandre disse que o mesmo era um provento incerto e que estava sempre nas mãos do prefeito definir se dava ou não. Então para universalizar e garantir um benefício para todos os Servidores, independentemente da vontade do prefeito, será criado o 14º salário que beneficiará a todos os funcionários efetivos da Administração Pública Municipal. “O 14º salário, diferente do abono, é um benefício para o resto da vida” – disse o Prefeito Anderson Alexandre.

A folga no dia do aniversário do servidor seria um benefício dado no dia do aniversário do mesmo, onde ele não precisaria trabalhar naquele dia específico. E o convênio saúde visa atender e abrir uma nova forma de assistência de saúde ao servidor, onde o mesmo teria descontos de 50% no valor do plano de saúde em relação ao praticado no mercado.

Já em relação ao Plano de Cargos, Salários e Benefícios o prefeito criou a Comissão para elaboração do anteprojeto de Lei, que será formada pelos seguintes servidores públicos efetivos: Orlando Xavier (Secretário de Fazenda), Renata Machado (Subsecretária de Planejamento), Ricardo Herdy (Departamento de Pessoal), Rosilene Brum (Presidente do Instituto de Previdência de Silva Jardim – IPJS), Alexandre Moscom (Tesoureiro), Marcos Alexandre (Controladoria Geral do Município – CGM) e Claudia Mothé (Presidente da Comissão de Licitação). O prefeito Anderson Alexandre deu total autonomia aos integrantes da Comissão para criarem, opinarem e modificarem qualquer assunto pertinente ao anteprojeto de Lei do Plano de Cargos e Salários, inclusive deu autonomia para revisão do Estatuto do Servidor Municipal, que de acordo com alguns integrantes da Comissão está desatualizado. Outro ponto levantado pela Comissão foi a incorporação de vencimentos aos servidores efetivo que exerça cargo de chefia. A Comissão também ficará responsável em discutir com os Sindicatos e demais órgãos os pontos apresentados por eles, a fim de alinhar todas as questões referentes ao anteprojeto de Lei. A Portaria designando a Comissão para elaboração do Plano de Cargos, Salários e Benefícios será publicada nos próximos dias.

O prefeito Anderson Alexandre informou que agilizará alguns benefícios ainda para este ano, mas em relação ao Plano de Cargos, Salário e Benefícios que é mais complexo, e requer estudo e uma maior atenção, deixou a Comissão livre para explorar bem o assunto, só pediu que os resultados fossem o mais breve possível, pois o Servidor de Silva Jardim há anos vem cobrando dos governos anteriores um plano digno e satisfatório para a categoria.