Objetivo do encontro foi discutir políticas públicas para o setor de turismo e ações voltadas para a sustentabilidade da cidade da Baixada Litorânea

Com o objetivo de discutir políticas públicas para o setor de turismo da cidade e ações voltadas para a sustentabilidade, a Prefeitura de Silva Jardim organizou uma comitiva liderada pelo prefeito Anderson Alexandre à cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul durante os dias 1°e 4 de outubro.

Durante a estadia em Bonito, a comitiva silvajardinense percorreu pontos turísticos do município do Mato Grosso do Sul, adquiriu conhecimento de estratégias para movimentar o turismo e a economia local, realizou reuniões para a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre as duas cidades e fez uma troca de informações na organização e gestão do setor turístico.

O município de Bonito é referência mundial em ecoturismo e há 13 anos é eleito como o melhor destino ecológico do Brasil. O marco da estruturação da cidade de Bonito como destino turístico foi o ano de 1995, com a criação do COMTUR e com a adoção da lei municipal que normatiza a atuação dos guias de turismo.

O prefeito de Bonito, Leonel Lemos destacou o apoio dado ao prefeito Anderson Alexandre e a cidade de Silva Jardim: "Estamos unidos ao projeto do prefeito Anderson Alexandre de transformar Silva Jardim em um dos mais belos destinos turísticos do país. Toda nossa experiência na área já está sendo disponibilizada para esse fim”.

O projeto do prefeito de Silva Jardim, Anderson Alexandre, é destacar as vocações da cidade para o ecoturismo, já que possui o maior nº de RPPNs (Reserva Particular de Patrimônio Natural)do país, pontos turísticos como a Lagoa de Juturnaíba, a Reserva Biológica Poço das Antas, Pirinéus, Bananeiras, Aldeia Velha e o Habitat do Mico Leão Dourado. Com isso, ele pretende, ainda, estruturar o setor do turismo em Silva Jardim com o foco na preservação e conservação dos seus roteiros, gerando assim emprego e renda para a população e transformando  o município em um dos principais destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro.

A comitiva de Silva Jardim contou com a presença de representantes do empresariado e dos comerciantes locais, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo da cidade:

A comitiva silvajardinense contou com os seguintes membros:

Prefeito: Anderson Alexandre

Vice-Prefeito: Sebastião Rocha

Secretária Chefe da Casa Civil: Viviany Alexandre

Secretário de Turismo: Marquinho Caranga

Secretário de Agricultura: Fábio Braga

Subsecretário de Comunicação Social: Ricardo Mariath

Representantes do Poder Legislativo:

Vereador Roni, Presidente da Câmara;

Vereador Miel;

Vereador Vivaldo;

Vereadora Marcilene Xavier.

Empresários e Comerciantes:

Carlos Marcelos Soares – Proprietário da empresa de ecoturismo e turismo de aventura Calango’s Adveture

José Bastos – Presidente da ACIASJ (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Silva Jardim)