O município de Silva Jardim deixou de arrecadar nos últimos dez meses mais de R$ 17 milhões em tributos devido a crise econômica nacional e a queda dos royalties. De janeiro a outubro de 2014 o município arrecadou R$ 107,9 milhões já no mesmo período deste ano a arrecadação teve queda de 18% e ficou em R$ 90,2 milhões, as perdas mensais chegam a R$ 1,75 milhão.

Para conter a queda na arrecadação o Prefeito Anderson Alexandre reduziu o seu próprio subsídio, o do vice-prefeito, de secretários e de todos os cargos comissionados com subsídios acima de R$ 1,5 mil. Outras medidas adotadas pelo chefe do executivo foi a redução de contratos de serviços, diminuição do expediente da Prefeitura à população, a suspensão da gratificação de aniversário e a redução de 50% no vale alimentação.

Em contra-partida o Prefeito garantiu que medidas como transporte de tarifa zero e desconto no IPTU permanecerão. “A crise econômica nacional e a queda dos royalties nos colocaram numa situação complicada, mas benefícios à população como o transporte de tarifa zero e o desconto no IPTU continuarão até o fim do meu mandato em 2016. Estes benefícios faz com que as famílias economizem e gastem mais no comércio local e com isso ganha todo mundo. Outra alternativa que tenho abraçado é recorrer a emendas parlamentares para investimentos em Silva Jardim, na minha última ida a capital federal consegui com deputados emendas de mais R$ 6 milhões.” Disse o Prefeito.