^ Back to Top

Dois alunos do Centro Integrado Educacional Adail Maria Tinoco, em Silva Jardim, vão a São Paulo, para participar do 3º Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito. O evento vai acontecer entre os dias 6 e 9 de maio, e tem o objetivo de incentivar discussões, debates, e troca de experiências sobre desafios e soluções para redução dos índices de acidentes.

O convite para participar do fórum surgiu depois que os estudantes Christiano Fernandes da Silva Almeida e Matheus Class elaboraram um projeto sobre segurança no trânsito, através da escola, que, por estar próxima da BR-101, recebe o programa da Arteris, uma das maiores companhias do país no setor de concessão de rodovias e responsável pela organização do evento.

Durante o processo de elaboração dos projetos, os adolescentes também receberam orientações do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Morador do bairro Lucilândia, Christiano vive com os avós numa casa simples às margens da BR-101. O projeto criado pelo estudante de 14 anos fala sobre a importância do uso de passarelas para evitar atropelamentos. O aluno declara que falta conscientização por parte de alguns moradores.

“Algumas pessoas caminham até o fim da grade e pulam a mureta de proteção para atravessar a pista, o que gera riscos constantes de atropelamentos. Inclusive, já aconteceram situações de pessoas que quase foram atropeladas por causa dessa imprudência”, relembra Christiano.

Já o autor do outro projeto aprovado fala sobre o acúmulo de lixo às margens da rodovia. O aluno do 9º ano do ensino fundamental conta que, na maioria das vezes, os resíduos são deixados pelos motoristas ou até mesmo pelos próprios moradores do bairro.

“A ideia é conscientizar a comunidade da Lucilândia quanto ao lixo nos acostamentos da pista. Jogar lixo nas ruas e estradas, ou atirar objetos do veículo, é infração média. Além da questão ambiental, sabe-se que o lixo na pista também pode gerar sérios acidentes”, destaca o aluno de 16 anos.

A diretora da unidade, Renata de Mesquita Magalhães, afirma que se sente orgulhosa pela escola ter representatividade no fórum. “Estou muito feliz, porque não é só uma colônia de férias, é um lugar onde eles vão poder apresentar seus projetos e discutir meios para melhorar a segurança no trânsito. Espero que eles voltem com muitas novidades e que possam compartilhar com os colegas”, finalizou.

SOBRE O FÓRUM

De acordo com a Arteris, foram selecionados 75 jovens, de 46 municípios, que terão a oportunidade de aperfeiçoar seus projetos durante todo o evento, através de diálogo direto com especialistas no assunto. No ano passado, o fórum recebeu 90 estudantes de cinco estados em que a Arteris atua: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

 

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000