Agricultores de Silva Jardim se reuniram com representantes da Prefeitura para assinarem o projeto de venda para a merenda escolar e as atas com os respectivos produtos da Chamada Pública. O encontro aconteceu na última terça-feira, dia 27, no CEPM Professora Vera Lúcia Pereira Coelho e teve a participação de cerca de 15 produtores.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) determina que no mínimo 30% do valor repassado aos municípios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devam ser utilizados na compra de gêneros alimentícios diretamente do empreendedor familiar, por meio de Chamada Pública, podendo dispensar, nesse caso, o processo licitatório.

Segundo Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, atualmente, 22 agricultores fornecem para a Prefeitura e suas produções representam cerca de 54% do que é vendido para a alimentação escolar.

“Quando nós priorizamos comprar o que é produzido aqui no nosso município é bom para os agricultores e para os consumidores, no caso, os alunos, que sabem a procedência dos alimentos. Sem contar que isso também facilita o escoamento da produção. Todo mundo sai ganhando”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Fábio Sardenberg Val Braga.

O secretário relembra que em 2013, quando o município começou a comprar os produtos dos agricultores locais, apenas seis produtores forneciam para a merenda escolar. “Esse incentivo aos agricultores familiares do nosso município é muito importante, porque gera emprego e renda no campo”, afirma Sardenberg.

A reunião também teve a presença da secretária municipal de Educação, Cultura, Ciências e Tecnologia (Semec - CT), Kátia Passos.