^ Back to Top


A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia (SEMEC-CT) está realizando um curso básico de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para diretores e professores da rede municipal de ensino. A medida visa a integração dos alunos surdos nas escolas municipais de Silva Jardim. A aula inaugural do curso aconteceu na última quinta-feira (21) no Teatro Zezé Macedo.

O curso terá duração de 7 (sete) meses e conta com a participação de 50 profissionais da educação municipal. A Secretária de Educação, Kátia Passos, falou da importância do conhecimento de LIBRAS na educação pública. “Eu já passei por uma situação em escolas, onde tive que atender uma aluna surda, e sem saber muito sobre a LIBRAS, acabei passando por uma situação muito engraçada. Achava que conversava, entendia e me fazia entender, mas na realidade o que eu achava que estava dizendo, não condizia nada com o que realmente eu queria falar. Esta experiência serviu como exemplo para que eu procurasse a compreender melhor a linguagem de sinais. Então com a contribuição das professoras Isabel Brum e Jaílma Oliveira decidimos ofertar este curso gratuito e básico de LIBRAS para os profissionais da educação municipal de Silva Jardim.” Disse a Secretária.

A aula inaugural contou ainda com uma palestra da professora, produtora, tradutora e intérprete de LIBRAS, Ludimila Faria (Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense – UFF e doutoranda pela UFF).

 

Leia mais:Curso de Libras é ofertado gratuitamente pela Prefeitura para Profissionais da Rede Municipal de...


A Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia (SEMEC-CT) se reuniu, na última terça-feira (12), com diretores das escolas públicas, privadas e com a Associação Pestalozzi para apresentar a proposta para o Desfile Cívico 2019. O objetivo do encontro foi expor ideias e temas para as apresentações que acontecerão em Maio, no aniversário da cidade.

Além do Desfile Cívico, Orientadores e Coordenadores Pedagógicos alinharam ações e propostas de trabalho pedagógico para o ano de 2019, bem como as documentações que regulamentam o Sistema de Ensino Municipal. A reunião foi realizada no Núcleo de Tecnologia Municipal, no dia 12 de Março. Ao todo, mais de 50 pessoas participaram.

O encontro contou com a presença da Secretária de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Kátia Passos, além da presença do Movimento Silva Jardim Sustentável, que apresentou o concurso “O Mico-Leão-Dourado no meu Silva Jardim Sustentável”, uma ação em parceria com as escolas para incentivarem a leitura e a escrita no Ensino Fundamental.

 

Leia mais:Secretaria de Educação já se organiza com Escolas visando o Desfile Cívico de 2019


O Censo Escolar 2018, realizado pelo Ministério da Educação através do Instituto Nacional de |Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apontou 4.420 matrículas realizadas no ano passado na rede municipal de ensino de Silva Jardim. O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa realizada anualmente para levantamento de informações estatístico educacionais sobre a educação básica brasileira.

De acordo com a mestre em Ciência Política pela Unicamp, e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Helena Guimarães de Castro, o Censo escolar é muito mais do que uma contagem de alunos. “Esta pesquisa cumpre um papel estratégico por fornecer subsídios indispensáveis para a definição de políticas para a melhoria da qualidade do ensino. Foi com base nos dados apurados pelo Censo que se detectou como um dos principais problemas do ensino fundamental a incidência de elevadas taxas de distorção idade/série, por sua vez reflexo das elevadas taxas de reprovação e abandono escolar. Como se vê, o Censo Escolar é muito importante para ser encarado apenas como mais uma rotina burocrática da escola. Dele depende a correta orientação das políticas educacionais dos três níveis de governo e, em última instância, a melhoria da qualidade do ensino público.” Disse a ex-presidente do INEP.

Do total de 4.420 matrículas realizadas em 2018 na rede municipal de ensino, 11,06% (489) são de matrículas em creche; 12,74% (563) de matrículas na pré-escola; 38,01% (1.680) de matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental; 27,96% (1.236) de matrículas nos anos finais do ensino fundamental. Os demais 10,23% (452) ficam divididos entre EJA (342) e Educação Especial (110).

 

Leia mais:Censo Escolar aponta 4.420 Matrículas na Rede Municipal de Ensino


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia (SEMEC-CT) divulgou neste sábado (09) o calendário para renovação e matrícula do transporte universitário de Silva Jardim para o 1º semestre de 2019. A renovação acontecerá nos dias 11, 13 e 14, já as novas matrículas acontecerão nos dias 18 e 20, e as matrículas já existentes e novas para os alunos cursistas, em caso de haver vagas, serão cadastradas no dia 26 de fevereiro. Confiram abaixo o calendário completo e a documentação necessária para renovação e matrícula:

PERÍODO PARA RENOVAÇÃO:
11/02 – 9h00 às 11h30 e 13h30 às 16h00
13/02 – 9h00 às 11h30 e 13h30 às 16h00
14/02 – 9h00 às 11h30

PERÍODO PARA NOVAS MATRÍCULAS:
18/02 – 9h00 às 11h30 e 13h30 às 16h00
20/02 – 9h00 às 11h30 e 13h30 às 16h00

PERÍODO PARA RENOVAÇÃO E NOVAS MATRÍCULAS PARA ALUNOS CURSISTAS, CASO HAJA VAGAS DISPONÍVEIS:
26/02 – 9h00 às 12h00

Documentos necessários para renovação:
- A Carteirinha do transporte universitário ou a última autorização de uso;
- Comprovante atualizado de Residência: Original e Xerox;
- Grade Curricular do curso referente ao semestre.

Documentos necessários para novas matrículas (original e xerox):
- CPF;
- RG;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de Residência;
- Telefone atualizado da residência;
- 02 Fotos 3x4;
- Comprovante de matrícula no curso;
- Grade Curricular / Plano de Estudo.

 

Leia mais:Secretaria de Educação divulga Calendário de Renovação e Matrícula do Transporte Universitário...


A Secretaria Municipal de Educação (SEMEC-CT) de Silva Jardim comunica que o serviço de transporte universitário do município está em processo de licitação para a contratação da prestadora de serviço, a previsão é que este processo de contratação, visando economia e transparência nos gastos públicos, seja concluído em março, quando um novo contrato de serviço de transporte universitário será firmado. A SEMEC-CT informa ainda, que a data para início do cadastramento dos universitários que desejem ser beneficiados com o serviço em 2019 será anunciada na primeira quinzena de fevereiro.

Leia mais:NOTA INFORMATIVA

Prefeitura Municipal de Silva Jardim - CNPJ: 28.741.098/0001-57 - Tels:(22) 2668-1125/2668-1430/2668-2000 - Rua Luiz Gomes, 46, Centro - Silva Jardim/RJ - CEP: 28820-000