O volume de chuva (índice pluviométrico) de Silva Jardim em janeiro de 2016 foi de quatro vezes maior do que o volume verificado em janeiro do ano passado. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec) em janeiro de 2015 houveram apenas quatro dias de chuva com média de 14,2 mm por dia. Já em janeiro de 2016 houveram 15 dias de chuva com média diária de 20,5 mm.

Em janeiro de 2015 choveu um total de 56,9 mm no município, já em janeiro de 2016 o volume de chuva foi de 308 mm. O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2 mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia. Ou seja, quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo.

A medição do índice pluviométrico em Silva Jardim só foi possível devido a parceria da Prefeitura, através da Semdec com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), pois somente após estas parcerias o município passou a contar com uma estação meteorológica (foto) em Fazenda Brasil e pluviômetros que hoje estão localizados em 08 bairros: Centro, Cabiunas, Caju, Boqueirão, Juturnaíba, Varginha, Imbaú e Nova Silva Jardim, antes desta parceria o município não contava com estação meteorológica e nenhum pluviômetro público.

O índice pluviométrico serve de subsídio para a Semdec planejar medidas e ações preventivas contra desastres naturais.