A Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec) instalou no último dia 11/01 um pluviômetro semiautomático no bairro Nova Silva Jardim, no Centro da cidade. O equipamento foi instalado na casa de um voluntário, e ao todo, o município já conta com oito pluviômetros semiautomáticos e mais dois automáticos.

São através dos pluviômetros que é monitorada a quantidade da chuva que cai durante o ano em cada região, e segundo a Defesa Civil, esse registro é importante para que seja criado um histórico dos locais suscetíveis a desastres naturais ligados às chuvas que caem na cidade.

As informações são computadas em nosso sistema e nos permite informar aos moradores de áreas de risco a probabilidade de desastre, através dos índices pluviométricos. E além disso, esses dados também nos auxiliam na montagem do Plano de Contingência do município”, disse o secretário de Defesa Civil, Sidnei de Melo.

Ainda conforme a Defesa Civil, os pluviômetros foram doados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). “Vale ressaltar que a presença dos pluviômetros também é de grande valia para a agricultura, poque o conhecimento da quantidade de chuva caída em cada região, possibilita a coleta de dados que auxilia nas decisões sobre época de plantio, tipo de lavoura, escolha de semente e adubação”, acrescentou o subsecretário da pasta, Marcolino Afonso Ferreira.

Os bairros que já possuem pluviômetros instalados são: Centro, Caju, Cabiúnas, Juturnaíba, Varginha, Imbaú, Boqueirão e Nova Silva Jardim. De acordo com a Defesa Civil, todos os equipamentos começaram a ser instalados a partir de 2013.

(Foto: Divulgação / Defesa Civil; Reportagem: Lucas Madureira)