A Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec) e voluntários de Silva Jardim promoveram no dia 27/11, uma ação de prevenção de coleta de lixo no Valão da Caixa, no bairro Nossa Senhora da Lapa, com o objetivo de prevenir alagamentos, principalmente, no período de chuvas mais intensas, durante o verão. As equipes ainda conscientizaram os moradores sobre a forma correta de descarte dos resíduos sólidos, importância de preservar o meio ambiente.

De acordo com a Semdec, a ação faz parte de uma comemoração ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, que é celebrado em 29 de novembro. Os voluntários que auxiliaram na execução da tarefa são moradores do Centro da cidade, que fazem parte do Núcleo de Defesa Civil (Nudec).

O secretário de Defesa Civil, Sidnei de Melo, destacou a importância da participação da comunidade durante o trabalho. “A iniciativa partiu do Nudec, que identificou e passou para a nossa secretaria que um dos principais problemas do bairro seria o lixo no valão. Foi um alerta da comunidade para a Defesa Civil”, afirmou Sidnei.

Além da coleta de lixo no valão e a conscientização aos moradores sobre preservação ambiental, as equipes também criaram um depósito de resíduos. “O intuito desses suportes, bem como evitar que o lixo seja jogado às margens do valão, também teria o propósito de animais, como cães e gatos, não alcançarem as sacolas, evitando assim, serem espalhados”, finalizou o subsecretário de Defesa Civil, Marcolino Ferreira.

(Fotos: Divulgação Defesa Civil / Reportagem: Lucas Madureira)