A Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC) de Silva Jardim entregou no dia (04/09), no Teatro Zezé Macedo, o Plano Municipal de Contingência (Plancon). O Plano auxilia os gestores municipais na coordenação de ações contra desastres naturais em Silva Jardim. A entrega do Plancon contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre elas o Vice-Prefeito Tião Rocha, o Secretário da SEMDEC Sidnei de Melo, além de Gustavo Luna Peixoto Representante do ICMBio, o Maj BM Eric Schueller comandante da REDEC Litorânea e a coordenadora do 6º Disme - Rio de Janeiro do Inmet Marilene de Carvalho.

O comandante da REDEC Litorânea parabenizou a equipe da SEMDEC de Silva Jardim. “Fiquei impressionado com o empenho da Defesa Civil de Silva Jardim e aproveito para parabenizar o trabalho que vocês fizeram na escola e a construção, em parceria com o Inmet, de uma estação meteorológica em Silva Jardim o que nos ajudará a monitorar as variações meteorológicas da cidade.” Disse o Maj BM Eric Schueller.

Já a coordenadora do 6º Disme do Inmet destacou o apoio da SEMDEC na construção da estação meteorológica. “Nossa maior dificuldade para construção de estações meteorológicas no Brasil é arrumar parceiros, e a parceria que encontramos aqui em Silva Jardim foi muito boa. Quando os técnico chegaram para a instalação da estação a equipe da Defesa Civil trabalhou junto com nossa equipe e em três dias instalaram a estação, muito obrigado por essa parceria.” Comentou Marilene de Carvalho.

Em sua fala o Vice-Prefeito comentou do trabalho realizado pela Defesa Civil em Silva Jardim. “Se olharmos pra trás, não tão longe assim, vamos ver que a dois anos atrás a Secretaria Municipal de Defesa Civil não existia. Hoje temos uma equipe unida e comprometida, temos plano de contingência, atendemos a várias ocorrências e construimos uma estação meteorológica, algo inédito em Silva Jardim. O nosso governo tem investido na prevenção e acreditamos que estamos no caminho certo, pois quando um representante de órgão externo elogia nossa equipe, é por que o trabalho está sendo bem feito.” Disse Tião Rocha.

Vários alunos da rede municipal de ensino, professores e diretores participaram do evento. Todas as escolas municipais receberam certificados de participação no simulado de evacuação do Plano Municipal de Evacuação que aconteceu entre os dias 17 e 31 de agosto. Secretários e subsecretários municipais também participaram da cerimônia de entrega do Plancon. O Plano de Contingência pode ser baixado através do link:www.silvajardim.rj.gov.br/…/plano_de_contingencia_de_protea…

VOCABULÁRIO:
ICMBio: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade