Seis pluviômetros tem feito a análise do volume de chuvas que tem caído em Silva Jardim. A parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec), com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), deu condições para que o município contasse com seis pluviômetros, sendo dois automáticos e quatro semi-automáticos, que fazem o monitoramento de volume de chuvas no Centro, Boqueirão, Juturnaiba, Caju, CEPM Profª Vera Lúcia, Cabiunas e Aldeia Velha.

De acordo com o Secretário de Defesa Civil, Sidnei de Melo, o município anteriormente só dispunha de dois pluviômetros manuais que nunca haviam sido utilizados para monitoramento de chuvas, e devido a falta de precisão dos mesmos, eles não são utilizados. Ainda de acordo com o secretário, desde 2013 Silva Jardim têm feito monitoramento das chuvas com dois pluviômetros semi-automáticos, e em 2015 o município conseguiu junto ao CEMADEN mais quatro pluviômetros, sendo dois automáticos e dois semi-automáticos.

O monitoramento tem mostrado volumes altos de chuvas em Silva Jardim, no último dia 29, foi registrado o maior volume de chuva de 2015 e dos últimos dois anos, quando foi registrado 81 mm de chuva em Juturnaíba, no mesmo levantamento foi registrado 79,2 mm no Centro, 72,8 mm em Cabiunas e 70 mm em Boqueirão.

Para o Secretário, o monitoramento é muito importante. “Os pluviômetros nos dão o volume que cai em 24 horas, e o nosso Plano de Contingência determina os volumes de alerta e alarme, e com isto, os pluviômetros se tornam nossas bússolas para agirmos com mais eficiência”. Disse Sidnei de Melo.