Mapeamento de áreas de riscos, vistorias em edificações e plantão de 24 horas são alguns dos pontos destacados do novo Plano de Contingência e Defesa Civil de Silva Jardim (Plancon 2014) lançado no dia 20/08, no Teatro Zezé Macedo. Elaborado e aprovado pelos órgãos e instituições integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, o documento prevê, ainda, a implantação de um projeto nas comunidades, a instalação de estação meteorológica na localidade de Imbaú e um Mapa de Pontes, entre outros. O lançamento contou com a presença do Prefeito Anderson Alexandre e do Coronel Bombeiro Militar Hudson Vilain, além de outras autoridades.
– Embora estejamos lançando o Plano, ainda temos que desenvolver algumas ações para aperfeiçoar a nossa Defesa Civil – reconheceu o Prefeito.
Enquanto o secretário de Defesa Civil, Sidnei de Melo, acrescentou que está no setor há 13 anos e que o município nunca teve um Plano de Contingência. Ele observou a importância da recente transformação da Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) em Secretaria específica e informou que 19 escolas municipais serão capacitadas com orientação sobre primeiros socorros e evacuação em casos de acidentes.
O Coronel Vilain ressaltou que ficou muito feliz com o empenho do município em tornar a Defesa Civil um setor cada vez mais forte.
O Plano consta de um volume encadernado com 45 páginas e um DVD. Ele tem como subtítulo “Plano de Contingência para Ameaças Naturais de Desastres Característicos do Verão no Município de Silva Jardim”. O “Sistema Municipal” é composto pelo “Grupo de Gestão Municipal de Proteção e Defesa Civil” (GGEMPDEC) e o “Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil” (Compdec).
O documento é dividido por distritos e bairros com os respectivos estudos e análises dos riscos. Dispõe, também, das formas de “Mobilização e Deslocamento dos Recursos”, assim como do “Acionamento” deles, “Avaliação de Danos”, “Instalação do Sistema de Comando”, “Organização da Área Afetada” e “Procedimentos Administrativos e Legais Decorrentes da Situação de Anormalidade”, entre muitos outros. Lista, ainda, as atribuições de cada secretaria/setor envolvidos no Plano.
Prevê como será feito o “Recebimento, Organização e Distribuição de Doações”, o “Manejo dos Mortos”, a “Solicitação de Recursos de Outros Municípios e do Nível Estadual ou Federal”, o “Suporte às Operações de Resposta”, o “Atendimento ao Cidadão e à Imprensa” (Informações sobre os danos, desaparecidos, etc.), e a “Reabilitação de Cenários”, assim como a “Coordenação, Comando e Controle da Semdec”.
O Plancon 2014 é assinado pelos representantes das diversas secretarias/setores que participam dele, além do Prefeito, do vice-Prefeito e da própria secretaria de Defesa Civil, tais como: Ordem Pública, Meio Ambiente, Promoção Social, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Educação e Cultura, Agricultura, Abastecimento e Pesca, Fazenda, Saúde, Esporte e Lazer, Transportes, Turismo, Obras e Serviços Públicos, Governo, Procuradoria-Geral, Controladoria-Geral e subsecretaria de Comunicação Social.