O município de Silva Jardim, representado pelo prefeito Anderson Alexandre, está entre os finalistas do prêmio “Prefeito Empreendedor/2015”, do Sebrae/RJ, com o projeto/programa “Produtor Rural – Uma Gestão Integrada e Sustentável”, na categoria “Pequenos Negócios no Campo”. A cidade foi classificada juntamente com os municípios de Casimiro de Abreu, Magé, Paraíba do Sul, Pinheiral, São João da Barra, Quissamã e Varre-Sai. Na sua IX edição, o certame teve 63 municípios inscritos nas várias modalidades, 53 habilitados e 30 cidades estão na final, com 37 projetos finalistas (alguns municípios concorreram em mais de uma categoria). O comunicado da escolha foi feito pelo Sebrae através de e-mail, no último dia 26/11.

De acordo com o Sebrae, os próximos passos de desenvolvimento da competição serão: definição do calendário de visitas técnicas aos finalistas junto às respectivas regionais (essa ação apoia a edição do livro normalmente publicado com os projetos dos finalistas), julgamento dos projetos por uma comissão julgadora externa e cerimônia de premiação estadual. Os finalistas foram escolhidos pelo IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

O projeto/programa da Secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Semaap) de Silva Jardim, cujo titular é Fábio Sardenberg, tem o objetivo geral de fomentar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis integradas visando a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do Município. Seus objetivos específicos são fortalecer a agricultura familiar e estimular o crescimento da produção agropecuária em até 50%; aumentar o atendimento com qualidade ao agricultor familiar pelo Poder Público nos anos de 2015 e 2016.

E ainda: aumentar em até 40% a renda dos agricultores familiares que vivem na área rural do Município; otimizar em até 30% a produção agroecológica no Município; promover a capacitação com práticas agrícolas sustentáveis; aumentar em 100% a compra dos produtos agrícolas do Município para a alimentação escolar, envolvendo mais agricultores familiares; e conservar e manter as estradas vicinais na área rural para transporte da produção agrícola.

O projeto finalista de Silva Jardim foi desenvolvido com base no “Programa Municipal de Gestão Integrada ao Produtor Rural”. Nele, diversas ações são realizadas como a recente implantação do Projeto de “Produção Agroecológica Integrada e Sustentável” (Pais), em parceria com o Sebrae, visando a instalação de hortas orgânicas em propriedades de agricultores familiares. A ideia do projeto/programa surgiu quando o prefeito Wanderson Gimenes Alexandre assumiu o governo, em 2013, e percebeu que a Semaap, Pasta que cuida da principal atividade econômica do Município, estava desestruturada em diversos sentidos.

Então, a nova equipe de governo resolveu organizar um grupo de trabalho para identificar os problemas no campo e realizar um encontro com os agricultores. No qual se constatou que o Poder Público precisava fazer investimentos na infraestrutura a fim melhor atendê-los e melhorar os produtos e serviços oferecidos por eles. Isto porque a maior parte do território do Município se encontra em área rural, distribuída por grandes, médias e pequenas propriedades, que abrigam aproximadamente 800 produtores.

O projeto inscrito foi elaborado por uma equipe formada Mansuel Mansur (secretário municipal de Governo), Manoel Ricardo Alves de Paulo (subsecretário municipal de Agricultura), Maria Inês da Silva Bento (Assessora da Secretaria municipal de Agricultura -- Semaap), Lucas Madureira (cinegrafista da subsecretaria municipal de Comunicação Social), Evaldo Nascimento (jornalista-assessor de Comunicação Social) e Karinna Oliveira Araújo da Silva (assessora especial da Secretaria do Gabinete Civil).

(Reportagem: Evaldo Peclat Nascimento)