Em Silva Jardim, 20 produtores rurais fornecem para a merenda escolar do município, e para isso, eles precisam ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap), que é uma identificação utilizada para que os agricultores familiares acessem políticas públicas.

Um dos produtores da cidade que tem essa identificação é o João José de Figueiredo Salgado (foto), ou “João da Goiaba”, como é popularmente conhecido. Ele conta que em sua propriedade são produzidos cerca de 100 litros de leite por dia: quantidade que já foi bem maior, ainda segundo ele.

Não está dando pra ganhar dinheiro agora não porque o país está em crise e isso afeta o produtor de leite também. O consumidor consome menos leite lá no mercado, então o preço do leite está baixo, mas graças a Deus está dando pra gente sobreviver”, argumenta “João da Goiaba”.

De acordo com o produtor, durante o período de crise financeira, a Dap está sendo um meio de comercialização muito positivo. “É um canal de comercialização muito interessante porque pagam ao produtor um preço de mercado bem melhor”, afirma João Salgado.

A agricultora Célia Lessa Ferraz Gomes, de 48 anos, também tem a Dap e falou sobre os benefícios para quem possui a identificação. “Melhorou bastante porque antes a gente vendia aos poucos, e com a merenda escolar a gente tem uma quantidade razoável que dá pra entregar”, disse a agricultora, que cultiva dentre outros alimentos, aipim, abóbora, milho e leite.

Para incentivar a produção agrícola na cidade, a secretaria de Agricultura de Silva Jardim disponibiliza, gratuitamente, aos agricultores e produtores rurais, três tratores, duas retroescavadeiras, uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica, além de quatro caminhões.

(Foto e reportagem: Lucas Madureira)